quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

IMPÉRIO DE SÃO SILVANO É A CAMPEÃ DO DESFILE DE CARNAVAL COLATINENSE



(Fonte e foto: Saite da Prefeitura Municipal de Colatina)

Uma disputa acirrada marcou a apuração do desfile das escolas de samba de Colatina, de sábado e domingo, no estúdio da TV SIM, na segunda-feira (24/02/2014), às 13 horas, apresentada por Altemar Colen. A Império de São Silvano foi declarada campeã do carnaval colatinense deste ano.
A Unidos de Colatina Velha e a Império disputaram quesito por quesito até empatar, e depois do empate foi preciso recorrer a mais quatro quesitos de desempate, conforme o regulamento (cronometragem, bateria, conjunto e harmonia). Foi a nota do último que deu o título a São Silvano.
As duas escolas somaram 88 pontos. Colatina Velha ficou com o segundo lugar e Unidos do Perpétuo Socorro (85,5) em terceiro. No total, a colocação das demais, a partir do quarto lugar, por ordem de pontuação da soma dos nove quesitos, foi a seguinte: Mocidade Vista da Serra e São Vicente (83,5), Independente de Bela Vista (82,5), Império de Operário (81,5), Unidos de Ayrton Senna (77) e Aeroporto (76,5).
A apuração transcorreu em clima de muita tranqüilidade. Da Prefeitura, estavam presentes o secretário Municipal de Cultura, Efrahim Maia; e toda a equipe da Secretaria. E das escolas: Carlos Jarjura (Império de São Silvano), Mazinho Diniz (Império do Operário), Rondinelli Eleotério (Independente de Bela Vista), Ademir (Unidos de Ayrton Senna), Rodrigo Boni (Mocidade Vista da Serra), Elton (Unidos de Colatina Velha), José Ailton (Acadêmicos de São Vicente) e Rogerinho (Unidos de Perpétuo Socorro). A Unidos do Aeroporto não enviou representante.
Após ouvir que o quesito Harmonia seria decisivo para o desempate, Jarjura soltou um grito de comemoração. Ele recebeu o troféu de primeiro lugar das mãos do vice-prefeito Alécio Cesana, que estava representando o prefeito Leonardo Deptulski.
Emocionado, Jarjura disse que a vitória coroou os esforços que a agremiação e a comunidade vinham fazendo desde o ano passado, com a classificação no quinto lugar. Agora, é só sair para o abraço com toda a comunidade de São Silvano, que com certeza já espera ansiosa ver o troféu de perto.
“Desta vez deu certo. O que nós erramos no ano passado, nós procuramos corrigir neste ano. Foram muitos esforços dos moradores do bairro São Silvano, que trabalharam unidos para esta conquista. E a Faculdade Castelo Branco, com essa bela homenagem, que resultou no título. Sem eles não poderíamos chegar até aqui. Não seríamos campeões. Agora é só comemorar”, destacou.
O vice-prefeito parabenizou a Império e agradeceu a todas as escolas pelo belo trabalho feito em prol do carnaval de Colatina. Disse estar orgulhoso e que as comunidades e as escolas tinham todos os méritos pela realização do desfile. “A Avenida estava cheia nos dois dias. Um trabalho de alto nível, de muita garra. Estamos orgulhosos e esperamos que fique cada vez melhor a cada ano. Depois daquela tragédia que abalou Colatina no final do ano, ver a maravilha de desfile que vimos é fantástico”, frisou.
O carnavalesco Elton, de Colatina Velha, recebeu o troféu das mãos do presidente da Câmara Municipal, Olmir Castiglioni. Ele disse estar muito feliz, pois sua escola vem evoluindo muito nos últimos anos. “No ano passado ficamos em terceiro, e neste ano brigamos de igual para igual para o primeiro lugar. Sei que a escola estava merecendo, pois na Avenida o público gostou, aplaudiu e vibrou”.
Olmir parabenizou os esforços concentrados para um só objetivo de fazer de Colatina um dos melhores carnavais do Estado. “Este é o verdadeiro espírito do carnaval. Mesmo depois da enchente que Colatina enfrentou no final do ano, as comunidades mostram um poder de superação e de garra. Estão todos de parabéns”, falou.
Rogerinho recebeu o troféu de Efrahim e agradeceu os esforços de sua comunidade. “Agradeço a toda a comunidade de Perpétuo Socorro. Digo para todos nós das escolas, que somos um bando de loucos, que conseguimos em tão pouco tempo transformar tudo num desfile lindo. A Perpétuo é campeã. Independentemente de resultados, somos todos vitoriosos. No ano que vem estaremos aqui de novo”, frisou.
Efrahim agradeceu a todas as escolas e à população colatinense, dizendo que, apesar das dificuldades da cidade e de tão pouco tempo para realizar o desfile, tudo deu certo. Com as pessoas se desdobrando, para que as escolas estivessem na avenida cumprindo os prazos do regulamento.
“Nós é que ficamos balançados em ver tanto entusiasmo das comunidades para fazer o desfile. Dobramos a arquibancada, para não ficar aquele empurra-empurra do ano passado. Conseguimos recursos. É muito duro, não é sopa não, pois a nossa equipe é pequena, mas graças a Deus deu tudo certo. Eu espero que no que vem possamos fazer melhor ainda”, explicou.
Jurados
O corpo de jurados que julgou os oito quesitos do desfile, foi coordenado por Mauro Pinto Ribeiro, coordenador geral do grupo de jurados da Associação Capixaba dos Arraiás desde 2004, e onde atuou como jurado por vários anos. Ele foi presidente da Escola de Samba Mocidade Serrana (Serra) e presidente da Escola de Samba Unidos da Piedade (Vitória) por dois mandatos. É vice-presidente da Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo (Lieses), por dois mandatos.
Jorge da Silva foi quem julgou os sambas-enredos das escolas colatinenses neste ano. Ele é do Rio de Janeiro, foi diretor da Escola de samba Unidos da Piedade, foi jurado em várias carnavais da Grande Vitória no Sambão do Povo, e participa do grupo de jurados de eventos de Mauro Pinto desde 2004.
Márcio Rodrigues dos Santos julgou o quesito Animação. É músico, dançarino, aderecista e membro do corpo de jurados de Mauro Pinto. Foi jurado nos desfiles das escolas de samba de Cabo frio (RJ) em 2007, e é presidente da Associação Capixaba dos Arraiás.
O julgamento da harmonia das escolas ficou por conta de Hildo Ribeiro, membro do grupo de jurados de Mauro Pinto. Ele foi jurado no desfile das escolas de samba de Vitória em 2004, jurado em várias edições da Festa dos Arraias da Associação Capixaba dos Arraiás e jurado nos desfiles das escolas em Cabo Frio, em 2007 e 2008.
Cláudia Ferreira julgou os desempenhos do mestre-sala e da porta-bandeira. Há 14 anos atua no corpo de jurados da Associação Capixaba de Arraiás, e também foi jurada em Cabo Frio, em 2007 e 2008.
O responsável pelo julgamento da comissão de frente foi Washington Luiz Alvarenga, jurado em 2001 e 2012. na Festa dos Arraias do Sambão do Povo; jurado nos desfiles das escolas em Cabo Frio, em 2007 e 2008; e é membro do grupo de jurados de Mauro Pinto há 10 anos.
José Carlos Leão julgou as fantasias. Ele é membro ativo no envolvimento da cultura capixaba; foi jurado dos desfiles das escolas de samba de Vitória de 2004 a 2006; e nos desfiles das escolas de Cabo Frio, em 2008.
Conjunto foi o quesito de responsabilidade de Izabel Villela, que participou (1985 a 1989) do grupo de dança da Escola de Samba de Santa Catarina, no município de Santa Teresa. Estudou balé na Escola de dança Renata Pacheco (Vitória). Fez diversas apresentações nos Teatros Carmélia e Carlos Gomes, de Vitória, de 1990 a 1995. Desfilou de 2010 a 2012 como membro de harmonia, na Escola de Samba Mocidade Unida da Glória (MUG).
O engenheiro Rogério Valadares julgou a bateria. Ele é autor do projeto de lei que dava autonomia à Liga das Escolas de Samba de Vitória, para contratar diretamente empresas para prestar serviços nos desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo. Foi jurado nos desfiles das escolas de samba de Vitória (2005 e 2006) e nos desfiles em Cabo Frio (2007) .
Notas
O quesito Cronometragem definiu o tempo de desfile até 45 minutos, Todas as escolas desfilaram dentro do limite. No sábado, Independente de Bela Vista e Mocidade Vista da Serra (42 minutos), São Vicente (43) e Unidos de Ayrton Senna (41). No domingo, Unidos de Aeroporto (36), Unidos de Colatina Velha e Império de Operário (41), Império de São Silvano (42) e Unidos de Perpétuo Socorro (41).
Conforme a ordem dos quesitos, samba-enredo, conjunto, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, animação, bateria e fantasia, as notas são as seguintes:
Independente de Bela Vista: 9/ 10/ 10/ 10/ 8/ 8,5 / 8 / 9
Mocidade Vista da Serra: 9/ 10/ 9/ 8,5/ 9/ 9,5/ 9/ 9,5
Acadêmicos de São Vicente: 10/ 9/ 9,5/ 9,5/ 7/ 10/ 9/ 9,5
Unidos de Ayrton Senna: 8,5/ 9/ 8,5/ 9,5/ 8/ 8/ 8/ 8,5
Unidos de Aeroporto: 9/ 9/ 9,5/ 8/ 7,5/ 8/ 9/ 8,5
Unidos de Colatina Velha: 10/ 10/ 10/ 10/ 8/ 10/ 10/ 10
Império de Operário: 9/ 10/ 8/ 9/ 8/ 9,5/ 10/ 9
Império de São Silvano: 8,5/ 10/ 10/ 10/ 9,5/ 10/ 10/ 10
Unidos de Perpétuo Socorro: 10/ 10/ 9/ 9/ 9/ 9/ 10/ 9,5

Nenhum comentário: