sábado, 31 de outubro de 2009

Intempéries causam problemas em Colatina e região. Chuva atinge a Princesa do Norte há cinco dias, desde terça-feira. Situação difícil para muitos



(Foto ilustrativa de uma área de risco tempos atrás)



Adaptada por Paulo Roberto Maciel para o blog reporterpaulomaciel.blogspot.com
Fonte: Repórter Carlos Cavalcante, com dados parciais do Corpo de Bombeiros
Apresento aqui um panorama parcial sobre os cinco dias de chuvas em Colatina e alguns outros municípios da região. No bairro São Marcos, mais precisamente na rua Anchieta, um muro de arrimo de 60 metros cedeu atingindo uma casa de madeira. Seis pessoas que moravam no local estão abrigadas na casa de parentes.
Na rua José Antônio Ramos, atrás da Viação São Gabriel, no bairro São Silvano, houve um deslizamento de terra. Um poste ameaça cair. Ainda em São Silvano, na rua Fiorona Menegatti, houve deslizamento de terra.
No bairro Aparecida, no Beco 3, rua Cláudio Saquetto, foi registrado um deslizamento de barranco. Moradores do mesmo bairro, numa escadaria que fica atrás do estádio Eugênio Meneguelli, informam que uma arvore caiu em cima de um poste de energia. Outra árvore ameaça cair no mesmo local. E na mesma comunidade há risco de queda de árvore, na rua Gramelick Spalenza.
Moradores da área ribeirinha do bairro Vila Lenira sofrem as conseqüências das chuvas e com a cheia do rio Santa Maria. Algumas casas estão alagadas. Ainda em Vila Lenira, na rua Antônio Fausto, foi registrado deslizamento de terra. Uma escadaria cedeu e um poste ameaça cair.
No bairro Santa Helena, na rua Catete, a lama proveniente de um loteamento particular invadiu uma fábrica de estofados, alagando a área e causando prejuízos materiais.
Na Ladeira Cristo Rei, no Centro, um barranco ameaça ceder atrás do Hospital São José.
No bairro colatinense de Alto Vila Nova, na rua João da Mata, uma casa cedeu.
No bairro Anchieta, na rua Manoel Fagundes, foi registrada a queda de um barranco.
O asfalto cedeu em um trecho da Rodovia do Contorno (BR 259), entre os bairros Carlos Germano Naumann (Córrego do Ouro) e Santa Helena.
Zona rural
Há risco de queda de barreira na km 78 da BR 259, em direção a Baixo Guandu, próximo ao distrito de Itapina.
No distrito de Baunilha, o rio local transbordou e ameaça a população ribeirinha. Algumas famílias já deixaram duas casas.
Moradores de São Gabriel de Baunilha, também na zona rural, estão preocupados com a possibilidade de uma barragem não suportar o volume de água.
No Córrego do Macuco, no distrito de Boapaba, a terra proveniente de uma escavação da Vale, para fins de reflorestamento, invadiu o túnel embaixo de um viaduto, impedindo o tráfego de veículos.
Em Bela Aurora, no distrito de Ângelo Frecchiani (Reta Grande), o córrego da localidade está bem acima de seu nível normal. A ponte que leva à localidade de Mantovani foi destruída.
Problemas também são registrados entre as cachoeiras do Oito e do Onze, onde o rio Pancas transbordou.
Incaper
O Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) informou que até ontem já choveu em Colatina 250 mm, ou seja, em quatro dias choveu o equivalente ao esperado para um mês. No município – que possui 110 mil habitantes - há 25 mil pessoas em áreas de risco, segundo a Prefeitura de Colatina. A localidade mais afetada na zona urbana é o bairro São Marcos, onde um muro de arrimo desabou. Felizmente não afetou diretamente os moradores.
Região
Na Rodovia ES-080, que liga os municípios de Colatina e São Domingos do Norte, houve queda de fios de alta tensão e árvores na pista num trecho do asfalto. Há pontos de alagamento
Em Acioli, município de João Neiva, o rio local subiu. Pessoas estão ilhadas. A estrada para o distrito de Barra do Triunfo está com acesso difícil.
No município de Itaguaçu, o nível do rio Santa Joana subiu muito e preocupa os moradores.

Nenhum comentário: