segunda-feira, 26 de outubro de 2009

95ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Espírito Santo começa em novembro. Campanha é executada pelo Idaf


No dia 1º de novembro terá início a 95ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, executada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A campanha segue até o dia 30 de novembro e traz algumas mudanças nos procedimentos de comprovação.
Nas etapas anteriores, o pecuarista precisava apresentar apenas a nota fiscal da compra da vacina nos Escritórios Locais e Postos de Atendimento do Idaf. No decorrer da 95ª Campanha, além da nota fiscal, o produtor precisa entregar ao Idaf a “Ficha de Classificação de Bovinos Vacinados”, que deve ser preenchida com os dados cadastrais do rebanho bovino, contemplando o número de animais, sexo e faixa etária.
A Ficha será fornecida ao pecuarista pela loja revendedora de vacina no ato da compra, e também estará disponibilizada no site do Idaf no endereço eletrônico www.idaf.es.gov.br. Os dados deverão ser fornecidos ao Instituto entre os dias 01 de novembro e 10 de dezembro.
O objetivo da mudança é atualizar o cadastro pecuário do Espírito Santo e possibilitar o funcionamento adequado do novo sistema online de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), que começa a funcionar, a partir desta terça-feira (27). A GTA é o documento obrigatório que autoriza o trânsito intra e interestadual de animais destinados à cria, engorda, reprodução, abate e participação em eventos.
No novo sistema serão feitos, de forma totalmente informatizada, os lançamentos relacionados ao controle sanitário como as vacinações contra a febre aftosa e brucelose, e também o registro do trânsito dos animais, possibilitando um atendimento mais rápido ao produtor rural.
De acordo com diretor presidente do Idaf, Antonio Francisco Possatti, a emissão da GTA eletrônica e a atualização cadastral da pecuária do Estado irão proporcionar uma maior eficiência do serviço de defesa sanitária e da rastreabilidade do rebanho, atendendo às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o comércio internacional. “Com essas ações estamos dando mais um passo para, no futuro próximo, conquistarmos o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação” afirma ele.
Possatti destaca ainda a importância da atuação dos produtores e das entidades relacionadas à agropecuária, para que nesta nova etapa, sejam alcançados os altos índices de cobertura vacinal das últimas campanhas, que se mantiveram em torno de 99%.
Febre Aftosa
A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). A perda de peso; febre; menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais são alguns dos sintomas clínicos da doença.
É importante destacar que a vacinação é obrigatória e fundamental para a manutenção dos índices do Espírito Santo, que já completou 13 anos sem ocorrência da enfermidade. (Fonte: Assessoria de Comunicação/Idaf. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: