segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Centro de Detenção Provisória de Colatina será concluído em dezembro. Com CDP será possível desativar a Penitenciária Regional


(Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Sejus)
Aproximadamente 250 operários estão trabalhando em ritmo acelerado para entregar, até dezembro, o Centro de Detenção Provisória de Colatina. A nova unidade prisional conta com uma área construída de 7.405 m² e tem capacidade para abrigar 500 internos.
Estão sendo investidos R$ 24,5 milhões na construção da nova unidade. O recurso é proveniente do Tesouro Estadual e integra o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos 2009. Segundo o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, o trabalho de estruturação do sistema penitenciário que está em desenvolvimento no Espírito Santo vai além da geração de novas vagas. “Além de criar vagas, estamos substituindo aquelas unidades, cujas estruturas físicas estão fragilizadas e onde foi utilizado método construtivo, hoje ultrapassado. No ano passado demolimos a Penitenciária de Monte Líbano, em Cachoeiro de Itapemirim, e no local foram construídas duas novas unidades consideradas por especialistas as mais modernas do País na atualidade. Em março implodimos a Casa de Passagem, em Vila Velha. Agora, com a construção do CDP de Colatina será possível desativar a Penitenciária Regional do município”, explicou o secretário. O secretário destaca, ainda, que a execução de mais esta obra confirma o empenho do Governo do Estado na resolução do problema de superlotação em unidades prisionais. “Somente em 2008 inauguramos cinco novas unidades prisionais. Em 2009, até o momento, outras quatro já foram inauguradas e até o final do ano mais cinco novas unidades entram em funcionamento. Apenas neste ano, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 170 milhões na construção de novas unidades prisionais”, disse o secretário. O CDP está sendo construído com módulos monolíticos de concreto armado pré-fabricado, produzidos em etapas únicas, tornando-os mais seguros e resistentes pela ausência de juntas de construção ou emendas, normalmente pontos frágeis em outros sistemas construtivos. O sistema conta ainda com a utilização do combinado vaso sanitário e lavatório em aço inox. Todas as tubulações e acessórios que ficam no ambiente das celas são elaborados em aço inox e solidamente fixados por solda especial ao conjunto e, apropriadamente, à prova de vandalismo. O secretário de Justiça, Ângelo Roncalli, destaca que a unidade possui uma arquitetura diferenciada e foi concebida para cumprir à risca Lei de Execuções Penais, com rigor disciplinar, mas sem colocar em risco os direitos essenciais dos internos. “Cada cela tem capacidade para quatro internos e cada uma das alas conta com espaços independentes e adequados para atendimento médico, odontológico, psicológico e social”, explicou. O projeto da unidade incorpora tecnologia de ponta na área de controle de acessos, circuito fechado de TV, portas de acesso com controle remoto por painel e sensores perimetrais. A entrada de malotes não será permitida. Os uniformes, lençóis, alimentos e produtos de higiene pessoal serão fornecidos pelo Estado.

Nenhum comentário: