quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Repórter Paulo Maciel salva tamanduá de afogamento. Fato ocorreu na localidade de Alto Baunilha, em Colatina/ES


Alguns anos atrás (por volta do ano 2000), na localidade de Alto Baunilha, situada no distrito colatinense de Baunilha, fazia muito calor. Era um verão muito forte, como acontece comumente em Colatina/ES. A seca foi tão violenta que os animais selvagens, sem água em alguns pontos da floresta, saíam de seu interior à procura dos tanques pesqueiros, existentes nas propriedades rurais da região, para saciar a sede. Foi num desses momentos que um tamanduá quase se afogou. Fui alertado pelo agricultor Hélio Cobilenski (que está comigo na foto) e, não tive dúvida, peguei minha câmera fotográfica japonesa Olympus Pen EE-2 (aquela antiga que duplica as fotos) e fui para o local. Em lá chegando, o tamanduá estava quase se afogando num poço pesqueiro do produtor Hermes Cobilenski. Não titubeei. Peguei uma vara e com ela dei condições ao bicho de sair da água e voltar ao seu habitat natural. Logicamente após ter saciado a sua sede. Outros moradores também foram para perto do tanque. Pedi que registrassem esse momento único com minha máquina fotográfica. O tamanduá, então, após sair da água, subiu vagarosamente para sua matinha, se embrenhando no meio das árvores que embelezavam o local.
(Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: