quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Paulo Foletto apresenta Nossa Bolsa para estudantes do Ifes de Colatina


Os estudantes do ensino técnico com médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus de Colatina, terão a oportunidade de conhecer o Programa Nossa Bolsa nesta quarta-feira (5/08), que será apresentado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Roberto Foletto.
O objetivo da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) é incentivar o ingresso dos estudantes do ensino médio de escolas públicas no Programa. As apresentações acontecem às 9 horas e às 14 horas, no auditório do Ifes – Campus Colatina, que fica na avenida Arino Gomes Leal, 1700, bairro Santa Margarida, Colatina.
O ‘Nossa Bolsa’ apóia estudantes de ensino superior que tenham cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública, com bolsas em faculdades particulares do Espírito Santo.
Enem 2009
O próximo processo seletivo para 2010 está previsto para ser realizado em outubro. Dentre as novidades do Programa está que, na seleção para participação dos estudantes no ‘Nossa Bolsa’, somente serão aceitas as notas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009.
Os demais critérios para o candidato participar do programa permanecem os mesmos: ter renda per capita familiar de até três salários mínimos; ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas do Estado; não ter sido desligado anteriormente do ‘Nossa Bolsa’ devido ao descumprimento das exigências mínimas ou por fraude; não possuir diploma de graduação, e se estiver matriculado em outro curso de ensino superior, efetuar o cancelamento da matrícula antes do início das aulas como bolsista; não ser bolsista de outro programa e nem possuir financiamento estudantil; e residir no Espírito Santo.
A outra vantagem é que os estudantes bolsista não precisarão mais fazer estágio não-remunerado obrigatório como contrapartida por participar do Nossa Bolsa. De acordo com Foletto, um dos motivos da proposta foi o fato de que o estudante participante do Programa precisa se dedicar mais aos estudos e à sua formação profissional. “Além disso, muitos deles necessitam desenvolver atividades remuneradas para completar a renda familiar”, ponderou.
O Programa Nossa Bolsa é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Sect e que já beneficiou o ingresso de mais de quatro mil estudantes em faculdades particulares no Espírito Santo.
No processo seletivo 2009, os candidatos tiveram a opção de escolher entre os 57 cursos oferecidos em 28 faculdades particulares, situadas em 15 municípios capixabas.
Quem é Paulo Foletto?
Paulo Roberto Foletto nasceu em Colatina, onde viveu até os 18 anos e de onde saiu para cursar de Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Descendente de família italiana, é o mais velho de cinco irmãos e ajudou os pais desde cedo, num pequeno comércio de secos e molhados, no bairro Vila Lenira.
Depois da formação profissional, Foletto voltou para Colatina, onde se tornou um requisitado cirurgião do Norte do Estado. Dedicado à família, tem quatro filhos e cultiva uma vida de hábitos simples.
Na política, pertenceu ao histórico MDB, de onde saiu para ajudar a fundar o PSB colatinense. É o atual presidente do diretório municipal do partido. Foi vereador entre 1993 e 1996 e, em 2002, elegeu-se deputado estadual. Foi o segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santos (Ales) que iniciou o processo de transparência desse Poder Público.
Foi reeleito em 2006 com 33.094 votos, a quinta melhor votação entre os 30 deputados. Licenciou-se da Ales para ser secretário estadual no Governo de Paulo Hartung (PMDB).
Endereço: Av. Américo Buaiz, 205. Enseada do Suá. Vitória-ES. Assembleia Legislativa. Gabinete 602. Telefone: 3382-3582. Fax: 3382-3581. E-mail: paulofoletto@al.es.gov.br
(Fonte: Sect e Ales. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: