quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Colatina cria Conselho Gestor dos Telecentros Comunitários


Os vereadores aprovaram um projeto de lei que cria o Conselho Gestor do Telecentro Comunitário de Colatina. Este terá como finalidade fiscalizar e promover a gestão dos telecentros, que são espaços destinados à capacitação dos cidadãos para o acesso às tecnologias da informação e comunicação, visando a promoção da inclusão digital e comunitária. A matéria é de autoria do Poder Executivo Municipal.
O Conselho será ligado à secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania. Ele será composto por cinco membros efetivos e seus respectivos suplentes: dois representantes do Governo Municipal - um ligado à Secretaria de Assistência Social e outro à Secretaria de Educação; e três representantes da sociedade civil organizada - das entidades e organizações. Eles serão escolhidos de dois em dois anos, pelas próprias entidades. A criação deste Conselho é uma condição estabelecida pela União Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações, através do processo que destinou equipamentos de informática aos telecentros. A matéria foi aprovada pela Câmara Municipal de Colatina (CMC) na sessão ordinária do dia 27 de julho último.
O que é?
Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.
(Fonte: CMC, telefone (0xx27) 3722-3444, e Governo Federal. Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel).

Nenhum comentário: