sábado, 8 de agosto de 2009

Artigo e História de Colatina – Guerino Balestrassi senador da República?



Texto: Paulo Roberto Maciel

As especulações políticas deste mês de agosto (coincidentemente mês da Data Magna de Colatina) giram em torno da possível candidatura ao Senado do ex-prefeito e atual presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), João Guerino Balestrassi (PMDB). Nesse caso, ele poderia até retornar ao PSB para viabilizar esse projeto. Foi o próprio governador Paulo Hartung (PMDB), em visita ao Norte do Estado, quem disse que Guerino Balestrassi seria o seu candidato. Nesse quadro político, o governador Hartung renunciaria a uma candidatura praticamente vitoriosa ao Senado (dado à sua grande popularidade), aspirando a um cargo no escalão ministerial de um futuro próximo Governo. Em tempo: Em outubro de 2010 estarão em disputa no Espírito Santo duas vagas para o Senado. E ainda: Colatina já teve grandes senadores, como João Calmon, Raul Giuberti (FOTO) e Moacyr Dalla, e, até mesmo, Gerson Camata (que não nasceu em Colatina mas morou na cidade, onde foi locutor de Jornalismo da Rádio Difusora quando jovem rapaz procedente de Marilândia). É.... Pelo jeito, até outubro de 2010 chegar, muita coisa pode acontecer no cenário político. Como já disse um político famoso: “Política é como nuvem, hoje você olha e está de um jeito. Daqui a pouco você olha de novo e está tudo diferente.”
História - Raul Giuberti
Colatinense nascido em 21 de abril de 1914. Depois de se formar pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1940, Raul Giuberti retorna a Colatina para trabalhar profissionalmente.
Na vida política ele ingressou apenas em 1950, quando foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal, onde ficou até 1954. De 1956 a 1958, sucedeu Justiniano de Mello e Silva Netto na Prefeitura indicado como seu candidato, época do governador Francisco Lacerda de Aguiar.
Foi Giuberti que em 1956, como prefeito, recebeu das mãos do presidente da República Juscelino Kubitscheck de Oliveira (JK), o diploma de honra ao mérito por ter ficado entre os cinco municípios mais desenvolvidos do país, escolhido entre 150 concorrentes pela revista "O Cruzeiro", o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e a Revista Ponto IV. No mesmo ano, foi inaugurada em Colatina a Escola de Iniciação Agrícola, que depois passou a ser o Ginásio Agrícola, Escola Agrotécnica Federal (EAF=Col) e hoje IFES (Instituto Federal Espírito Santo) -Campus Itapina.
Foi membro da Comissão Diretora da Mesa do Senado e participou da Comissão Mista do Congresso Nacional que analisou a política e a legislação cafeeira do Brasil na época. Em 1957 Colatina era o maior produtor de café do mundo.
De 1958 a 1962 foi vice-governador e chegou a assumir por durante 45 dias o cargo de governador do Estado. De 62 a 71, como senador, participou de diversas comissões permanentes. Representou o Senado em missões oficiais no exterior como membro da Comissão de Saúde, na Suíça, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Senegal e Israel, inclusive na Reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Suíça, em 1963. Também foi condecorado com a Emenda Ordem do Mérito Aeronáutico.
Filho de Ângelo Giuberti e Adélia, era casado com Arlete Tardin, e teve os filhos Antonio Thadeu Tardin, Raul Ângelo e Maria Adélia. Os dois filhos homens seguiram a carreira do pai. Antonio Tadeu foi prefeito por duas vezes, nas décadas de 80 e 90. Raul Giuberti faleceu em 16 de fevereiro de 1981. (Texto histórico extraído do saite da Prefeitura e adaptado por Paulo Roberto Maciel)

Um comentário:

luam giuberti disse...

tenho orgulho deli ser meu biza vô um grande medico e politico.