quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Prefeito interino assina convênio e mantém tradição de festejos culturais-religiosos de Fundão/ES

No dia 13/01/2017, o prefeito interino de Fundão/ES,  Eleazar Ferreira Lopes, assinou convênio no valor de R$ 58.500, após o projeto do Executivo ter sido aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal em favor da  Associação das Bandas de Congo de Fundão - ABC FUNDÃO. No ato da assinatura, estiveram presentes o mestre Aroldo (representando a Associação de Bandas de Congo), a presidente interina da Câmara Municipal, Ângela Coutinho, e representando a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer, a secretária Diovani Favoretto e o coordenador de Cultura Fábio Samora.

O convênio consiste na realização dos tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito  e também para o Encontro Regional de Bandas de Congo . Além de custear a realização do evento em Fundão, o mesmo também arcará com parte dos gastos dos festejos de São Benedito e São Sebastião no distrito de Irundí, situado em Três Barras, comunidade Nossa Senhora da Vitória. O convênio servirá ainda para estruturar as bandas de congo do município, no sentido de compras, reformas e aquisições de instrumentos, uniformes e indumentárias.
"O convênio tem como objetivo fomentar e valorizar a cultura popular e religiosa de nosso município, uma conquista enorme para as nossas tradições culturais e religiosas", destacou o prefeito interino.
Após a assinatura do convênio, Eleazar Lopes visitou o pároco local, padre Gilberto José Domingos. Na ocasião o chefe do Executivo e o líder religioso católico estreitaram os laços, conversando acerca dos festejos a São Sebastião e São Benedito e da atual conjuntura político/administrativa do município. 
Na  noite de sexta feira (13), o prefeito participou da missa de encerramento do tríduo preparatório para os festejos, abrindo, assim, oficialmente os eventos festivos.
No domingo (15), ele recepcionou  as bandas participantes do Encontro Regional de Bandas de Congo, edição 2017. Em seguida o padre Gilberto comandou  a saudação e benção na cerimônia de "Envio", dando início aos desfiles das bandas de congo pelas ruas da cidade com a "Puxada do Navio", e chegando às comemorações dos festejos a São Benedito e a São Sebastião, tendo seu ápice com a "Fincada do Mastro". Fonte: Site da Prefeitura. ADAPTAÇÃO DE TEXTO: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel (de Colatina/ES), para a rede social facebook.com/paulomacieldaradio e blog reporterpaulomaciel.blogspot.com (18-01-2017)

Nenhum comentário: