terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Internas de Colatina entregam perucas e próteses a pacientes com câncer

Internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) realizaram, na última semana, a entrega de perucas, próteses mamárias e travesseiros de contenção a pacientes em tratamento contra o câncer no Centro Oncológico do Hospital São José. Os itens foram produzidos por detentas da unidade prisional, que participam do projeto “Mãos Solidárias”.
Além das internas envolvidas no projeto, outras detentas que fazem parte de iniciativas desenvolvidas na unidade, como o Coral Louvarte, também estiveram presentes na ocasião. Foram entregues aos pacientes 29 perucas, 22 próteses mamárias e 12 travesseiros de contenção, que possuem formato de rolo e são usados por pessoas acamadas.  Segundo a diretora do Centro Prisional, Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque, “projetos como o Mãos Solidárias são muito importantes, pois proporcionam oportunidade de trabalho às internas, além de possibilitarem um novo olhar e novas práticas às detentas, gerando contribuições e impactos positivos para a sociedade”.
Mãos Solidárias - Por meio do projeto “Mãos Solidárias”, internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) produzem perucas, lenços, turbantes, travesseiros de contenção e próteses mamárias – feitas com malha de algodão e polietileno – que são doadas a pacientes com câncer. A iniciativa é desenvolvida desde janeiro de 2015 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Hospital São José, em Colatina, e com cabeleireiros voluntários.
As internas que participam do “Mãos Solidárias” atuam de forma voluntária e recebem o benefício da remição da pena – a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido. Prêmio - Em 2015, o “Mãos Solidárias” foi o vencedor na categoria Projeto Humanizador, do Prêmio Humaniza, realizado pela Sejus. A premiação reconhece e homenageia servidores e iniciativas desenvolvidas nas unidades de detenção que contribuem para a humanização do sistema prisional capixaba.
O projeto também foi semifinalista do Prêmio Inoves Ciclo 2015. Criado em 2005 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Inoves tem como principal objetivo consolidar uma cultura empreendedora de gestão no contexto do serviço público capixaba capaz de modernizar, melhorar a vida do cidadão e transformar a realidade. Fonte: Site do Governo do ES e Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça. Rosana Figueiredo - rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br . Thaís Brêda - thais.breda@sejus.es.gov.br . Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664. 31-01-2017

Nenhum comentário: