terça-feira, 17 de janeiro de 2017

FEBRE AMARELA: Linhares/ES prioriza vacinação para quem for viajar para áreas de risco

A unidade de saúde do bairro Araçá é a referência do município na aplicação da dose contra a doença; Linhares recebe cota mensal de 150 doses.
UNIDADE DE SAÚDE DO ARAÇÁ
Com intensa procura por doses de vacina contra a febre amarela na unidade de saúde referência em Linhares - a do bairo Araçá -, a Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde priorizou a vacinação somente para aqueles que vão viajar para áreas onde há circulação do vírus e onde há recomendação de vacinação. Quem for viajar para essas áreas deve se imunizar 10 dias antes. A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira das 7h às 11h. Regularmente a dose é dada apenas às quartas-feiras no mesmo horário. 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares, Dóris Schimidt Corona, não há previsão da entrega de novas doses pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que está priorizando os 23 municípios que fazem limite com Minas Gerais, e Linhares não está na lista. O município recebe do Estado uma cota mensal de 150 vacinas. Além da vacinação, a população pode se prevenir da febre amarela e de outras doenças evitando a picada do mosquito, com repelentes e outros recursos.

As 23 cidades incluídas na área de risco são: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Laranja da Terra, Mantenopólis, Montanha, Mucirici, Pancas, Afonso Cláudio, Ecoporanga, Colatina, Itaguaçú, Governador Lindenberg e Conceição do Castelo.
Sintomas

A febre amarela provoca insuficiência hepática e renal. Os sintomas, que se iniciam de forma repentina, são febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, prostação, náuseas e vômitos. A doença evolui, numa segunda fase, para diarreia acompanhada de vômitos, icterícia, diminuição da produção de urina, sangramentos e torpor. O quadro pode evoluir para coma e até morte.

O tratamento é apenas para aliviar os sintomas, já que não existem medicamentos específicos contra a doença. Fonte: Site da Prefeitura de Linhares [ Por Alexandre Araújo | 16/01/2017 ] 

Nenhum comentário: