quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Inova Pesca garante renda para pescadores de Linhares

Fomentar a criação de peixes em circuito fechado consorciado com o cultivo de hortaliças. Este é o objetivo do Projeto Inova Pesca, que será lançado nesta quarta-feira (18-01-2017) em Regência, Linhares/ES, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Associação de Pescadores de Regência (Asper) em parceria com diversas outras instituições.
A intenção é gerar renda alternativa para os pescadores por meio da implantação de um projeto de piscicultura que utiliza tanques suspensos de recirculação de água. A água do tanque onde são produzidas as tilápias, rica em nutrientes e matéria orgânica, será utilizada na irrigação de canteiros destinados ao cultivo das mais variadas espécies de hortaliças.
Serão beneficiadas inicialmente 12 famílias cadastradas pela Asper. “A Fundação Banco do Brasil lançou um edital para atender às comunidades afetadas pelo desastre na bacia do Rio Doce, e Linhares está entre os municípios envolvidos. O Incaper desenvolveu o projeto, em parceria com a Fundagres, com foco na geração de renda. O interessante é que as famílias utilizam o mesmo produto final, que é o peixe. Porém os envolvidos deixam de ser extrativistas e passam a ser aquicultores”, disse Pierângeli Aoki, responsável pela elaboração do projeto Inova Pesca.
O projeto é desenvolvido numa parceria entre o Incaper, a Asper, a Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres); o Projeto Tamar e a Fundação Banco do Brasil. A execução é garantida graças ao investimento social não reembolsável do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e da Fundação Banco do Brasil. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), o Instituto de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Pipa Projetos Socioambientais apoiam a elaboração do projeto. Serviço: Lançamento do Projeto Inova Pesca. Data: 18/01/2017 (quarta-feira). Hora: 15h; Local: Sede da Associação de Pescadores de Regência (Asper). Rua do Rio preto, s/n°, Regência, Linhares - ES. 
Fonte e informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper. Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br; Luciana Silvestre Girelli- luciana.silvestre@incaper.es.gov.br; Vanessa Covosque – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br; Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br. Texto: Juliana Esteves - Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865. Twitter: @incaper   Facebook: Incaper (17-01-2017)

Nenhum comentário: