domingo, 15 de janeiro de 2017

A INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM MIM

Texto: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para a rede social www.facebook.com/paulomacieldaradio e blog reporterpaulomaciel.blogspot.com (15-01-2017)
No fim do ano de 2016 tive uma forte espiritualização, mais precisamente nos três últimos meses. Foram momentos interessantes em que o Espírito Santo de Deus agiu em mim de uma forma diferente das vezes anteriores. Num desses momentos, de intensidade muito forte, quis eu, no encerramento do Ano da Misericórdia da Igreja Católica, incentivar as pessoas a fazer gestos concretos de caridade a fim de receber a indulgência plenária proposta pela Papa Francisco.
Transmiti (rezei) em minhas páginas eletrônicas vários textos bíblícos, lidos na entrada da Catedral, transmiti mensagens inspiradas pelo Espírito Santo, dei muitos abraços e muitos bons dias, visitei pessoas, conversei com muitas, distribui mensagens positivas e orações, ofertei pequenas cestas alimentícias, dei esmolas, fiz gestos até inusitados, como dar ajuda financeira a quem precisava...
Nas minhas caminhadas do bem, descobri que algumas pessoas de orientação religiosa protestante (popularmente chamadas de evangélicas) não aceitam orações (sejam de santos, anjos, de Nossa Senhora ou Jesus Cristo)... Eu sempre dizia, quando havia resistência: "Fique com a oração, meu irmão, minha irmã, pois a oração nunca é demais. Se você não quiser para você mesmo, dê para outra pessoa..." E assim, alguns mais resistentes acabavam até aceitando. Outros, no entanto, com idéia fixa e fechada quanto à intercessão daqueles que estão em comunhão com Deus, recusavam de imediato sem sequer ouvir-me... Quer dizer: Recusando o gesto mais simples da vida cristã, que é a urbanidade, o bom relacionamento, o amor entre as pessoas. Não tenho nada contra essas pessoas, eu as amo. Mas fico preocupado com a idéia fixa contra a intercessão. Afinal, o que fazem os pastores dessas igrejas, senão interceder, esclarecer, orientar, impor as mãos, abençoar? Amigos e amigas, a intercessão existe. Maria Santíssima (a mãe de Jesus Cristo, o nosso Deus Filho) intercedeu pelos noivos, nas Bodas de Caná, e Jesus transformou seiscentos litros de água em seiscentos litros de vinho, e vinho da melhor qualidade. São Pedro intercedeu ´- em nome de Jesus - e milagres aconteceram; São Paulo intercedeu - em nome de Jesus - e até um morto voltou a viver, além de outros prodígios; e quantos milagres são conseguidos diariamente pelos que crêem e fazem seus pedidos aos santos, anjos ou Maria..."Rogai por nós", sempre falamos em nossas orações de intercessão. "Rogar" é pedir a Deus, e será que Deus não atenderia a um pedido de quem está "em comunhão" com ele, na glória celeste? Será que Jesus não atenderia a um pedido de sua Mãe? Daquela que passou nove meses com ele no ventre? Daquela que o educou, o alimentou, o levou para o Egito fugindo de Herodes? Será que Deus não atenderia a um pedido de São Paulo, aquele que foi o seu maior pregador no mundo? A intercessão nada mais é do que falar com Deus, só que "pedindo uma forcinha" daqueles que estão mais próximos de Deus. O milagre quem faz é Deus, mas assim como Maria intercedeu pelo casal nas Bodas de Caná, quem sabe ela pode também interceder por nós também!!! E será que Jesus Cristo vai condenar alguém só porque esse cristão rogou a santos e anjos? Claro que não. Ele é justo juiz, é juiz pleno, sabe das nossas intenções, conhece o nosso coração. Tanto é assim que atende a várias dessas orações com interecessão dos seus santos.
Voltanto ao tema da ação mais intensa do Espírito Santo em mim, num desses dias de grande espiritualização, cumprimentei uma mulher na rua e ela reagiu bruscamente sem qualquer razão. Já havia cumprimentado outras pessoas, que recusaram o cumprimento (não sei o que se passa na cabeça dessas pessoas!), mas não como essa idosa mulher. E aquilo me comoveu, pois ela era irmã de uma pessoa que estimo muito. Pensei comigo: Nossa, essa família deve estar sofrendo muito, ao ponto de recusar um cumprimento. Deve estar carregando uma culpa muito grande em sua alma. E fui, prontamente, à Catedral rezar (interceder) por essa família. "Senhor Jesus, perdoe essa pessoa, se ela estiver com alguma grande culpa, perdoe-a Senhor!" Eu até chorei durante a oração, quando alguém me perguntou: "O que foi Paulo? Você está passando mal?" Eu respondi que não, que estava orando por uma pessoa (ou pessoas) que estava necessitando urgentemente de uma graça, do perdão de Deus... E fiz gestos mais concretos ainda, pensando na proximidade do fim do Ano da Misericórdia e da Indulgência Plenária: Coloquei uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida direcionada para um imóvel dessa família e fui visitar um dos seus integrantes. Fui recebido na casa por funcionários, mas não pelos titulares. Mas deixei orações e rezei muitos por todos eles. E continuo rezando, ainda que menos intensamente como foi naquele dia na Catedral. O Espírito Santo de Deus tem falado comigo, Deus ou seus mensageiros têm me enviado sinais concretos a cada período, de formas diferentes. Às vezes eu consigo interpretar corretamente, outras não. O Espírito Santo nos move, nos inspira, mas nem sempre a gente capta tudo como deveria, pois, afinal, somos humanos, errantes seres físicos, pobres pecadores, ... Mas Deus permanece cuidando de todos nós, escrevendo certo por linhas certas, que às vezes para nós são linhas tortas... Quando penso que estou sendo "punido" por Deus em alguns momentos, percebo tempos depois que estava na verdade sendo orientado, colocado na estrada certa da vida que nos leva ao Céu. Quiçá, o Espírito Santo continue para sempre comigo, junto com Nossa Senhora, todos os Anjos de Deus, seus Santos, os irmãos da terra, todos orando (intercedendo) por mim, rogando a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo para que me leve para os seus braços "naquele dia que só o Pai sabe".

Nenhum comentário: