terça-feira, 1 de abril de 2014

Senador Casildo Maldaner defende 'ampla reforma tributária' (E cita superlivro sobre impostos, do advogado Vinícios Leoncio)


(Fonte da notícia: Agência Senado. Foto de divulgação: Saite do advogado Viínicios Leoncio)

Trinta e cinco novas regras tributárias são editadas em média por dia, disse (26/03/2014), em Plenário no Senado Federal, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). Ao defender a realização de uma "ampla reforma tributária", o senador relatou que o advogado Vinícius Leôncio compilou em um livro toda a legislação brasileira referente aos tributos. Resultado: a obra tem quarenta e duas mil páginas e sete toneladas e meia.
Segundo o senador, todo esse emaranhado de leis dificulta a vida das pessoas, principalmente as mais pobres. Como alguns tributos incidem sobre o consumo, essas pessoas pagam tanto imposto como as mais ricas, quando compram determinado produto.
Quanto às empresas, a legislação tributária, além de tirar a competitividade no mercado internacional, também complica a vida dos médios empreendedores, que gastam 2600 horas por ano para interpretar e entender as regras.
Nos Estados Unidos, comparou, o gasto médio anual é de 175 horas, enquanto na Inglaterra limita-se a 110 horas, e no Uruguai, a 310 horas.
- São mais de três meses de esforços dedicados exclusivamente a destrinchar a papelada, que se somam aos cinco meses de ganhos destinados ao pagamento. isso mesmo, o brasileiro precisa dedicar cento e cinquenta dias de rendimentos apenas para cumprir suas obrigações tributárias, numa carga correspondente a 36% do Produto Interno Bruto nacional - alertou.
(Da Redação, Da Rádio Senado)
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
...
Nota do blog  REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM :

Pelo que li no saite da revista Exame, quem quiser conhecer toda a legislação tributária brasileira, vai encontrá-la detalhadamente nas 41.200 páginas do livro "Pátria Amada". A obra é do advogado Vinícios Leôncio e reúne as leis nacionais sobre arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais. O livro pode ser o maior do mundo, se assim for confirmado em auditoria do Guinness World Records. Só a página é maior que uma pessoa, com 2,1 m de altura e 1,4 m de largura. De acordo com o advogado, seu objetivo é tentar materializar a complexa teia legal a que são submetidos os cidadãos brasileiros que querem pagar corretamente os impostos no país. Informações mais detalhadas estão nas páginas da internet: www.exame.abril.com.br
www.viniciosleoncio.com.br

Nenhum comentário: