quinta-feira, 17 de abril de 2014

Notícias da Diocese de Colatina

Vigília Pascal será celebrada por Dom Décio na Catedral

Vigília Pascal será celebrada por Dom Décio na Catedral
No Sábado de Aleluia, dia 19 de abril vamos ter a celebração da Vigília Pascal, que recorda a ressurreição gloriosa de Jesus. Com essa cerimônia a Igreja mantém-se de vigília à espera da ressurreição de Cristo. O bispo diocesano Dom Décio Sossai Zandonade preside a partir da 19:00h na Catedral de Colatina, a noite do Sábado Santo

Como acontece a celebração

Na Vigília Pascal, ainda na entrada do templo, o bispo benze o Fogo Novo, acende o Círio Pascal e faz a proclamação da Páscoa. A Benção do Fogo Novo simboliza Cristo ressuscitado, a luz que ilumina o povo que vivia nas trevas do pecado.

O bispo entra na igreja com as luzes apagadas e os fiéis vão, aos poucos acendendo suas velas na chama do Círio Pascal e a Igreja vai iluminando-se. Durante a celebração, também é realizada a renovação das promessas batismais com a benção da água, das velas e aspersão de água benta no povo.
A liturgia da Noite Pascal tem as seguintes partes: Celebração da Luz, Liturgias da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. 

O Tríduo Pascal termina com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. Na verdade o Cristo ressuscitou aleluia! A ele o poder e a glória pelos séculos eternos.

(Fonte: Diocese de Colatina)

Nenhum comentário: