terça-feira, 1 de abril de 2014

São José de Anchieta, o padre jesuíta que "incrementou" o Brasil. Papa Francisco o canoniza nesta quarta-feira, dia 2/04/2014


Foto: Saite da Diocese de Colatina
Texto: Paulo R. Maciel para o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

O Papa Francisco torna SANTO nesta quarta-feira, dia 2 de abril de 2014, o BEATO Padre José de Anchieta. Pelo que pude entender nos estudos da História do Brasil e de outras literaturas, o Padre Anchieta, mesmo não sendo brasileiro, foi um religioso que "incrementou" o Brasil, começando por ser um pacificador, um professor, um evangelizador de primeira linha, um indigenista, um intelectual, um desbravador, um fundador de comunidades, como a cidade de São Paulo/SP - que se tornou na maior metrópole da América Latina - e a aldeia de Reritiba, hoje cidade de Anchieta/ES .
Tocando mais especificamente no lado espiritual, por seu intermédio - segundo vários testemunhos -, Jesus Cristo operou várias graças a quem pediu com fé. Apesar dessas inúmeras graças, dizem que não há um "milagre comprovado cientificamente" atribuído à sua intervenção junto a Deus. Ocorre que as graças - no pensamento da maioria dos fiéis católicos - já são milagres suficientes e capazes de tornar Anchieta SANTO; ou - como ouvi dizer -, o seu exemplo de vida e o conjunto da sua obra missionária já são o bastante para essa esperada canonização, que começou lá atrás quando da beatificação feita pelo SANTO PADRE Papa João Paulo II.
Como bem ensina o bispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, é Jesus Cristo quem dá a graça, quem faz o milagre, mas o SANTO é para nós um modelo a ser seguido, é uma forma de seguir Jesus por intermédo de seus mais próximos colaboradores.
O túmulo de José de Anchieta encontra-se no Palácio Anchieta, em Vitória/ES, por onde o "Apóstolo do Brasil" também disseminou seus conhecimentos e a Palavra de Deus. É famosa também a caminhada intitulada "Passos de Anchieta", que parte da Grande Vitória e vai até a cidade de Anchieta, refazendo os passos do padre jesuíta.
O Brasil está em festa, São Paulo está em festa, o Espírito Santo está em festa, Anchieta está em festa, os católicos estão em festa, os admiradores das boas e edificantes práticas estão em festa. Viva São José de Anchieta!!!
Nesta quarta-feira, dia 2 de abril, tem missa às 10h, na cidade de Anchieta, com a participação de Dom Luiz Mancilha e seus bispos auxiliares. Os anchietenses, em particular, estão comemorando festivamente esse momento histórico e religioso para a Igreja e seu povo.

Nenhum comentário: