sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vereadores de Colatina aprovam Biblioteca Digital. Por falar nisso, e a Internet grátis vem pra Colatina? Vitória já tem. Copacabana também

(a logomarca acima é da Câmara Federal dos Deputados, que fica em Brasília/DF)


(Adaptada e com nova redação de Paulo Roberto Maciel.(e-mail: paulomaciel2004@ig.com.br). Fonte: CMC. Telefone: (0xx27) 3722-3444)


Os vereadores da Princesa do Norte do Espírito Santo aprovaram o projeto de lei que cria a Biblioteca Municipal Digital. A votação ocorreu em duas discussões, na Câmara Municipal de Colatina (CMC), uma no dia 31 de agosto e outra no dia 8 de setembro. Em ambas, a matéria foi aprovada por unanimidade. A proposição é de autoria do vereador Wady José Jarjura (PDT). É muito louvável o projeto em questão, mas eu gostaria de fazer uma colocação. Várias cidades do país estão recebendo o acesso gratuito à Internet. E Colatina, quando vai receber essa gratuidade? Tá passando da hora. Até Copacabana, bairro da Zona Sul no Rio de Janeiro/RJ, tem Internet grátis. Vila Valério foi incluída na agenda pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Em Vitória/ES (Jardim Camburi e Ilha das Caieiras) também já foi implantado o serviço. Lá foi por iniciativa do prefeito João Coser (PT). No caso de Colatina, seria uma responsabilidade ou atribuição da Prefeitura ou da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia? Vamos esperar pra ver. Não é uma reivindicação interessante, Dr. Robson Vasconcelos, nosso seguidor mais recente? Bem, mas voltemos à notícia principal. De acordo com o projeto de lei, esta biblioteca será constituída de obras digitais, que estarão disponíveis em escolas, centros culturais e na Biblioteca Pública Municipal “Dr. João Chrisostomo Belesa”, com livre acesso a todos. Na Biblioteca Digital estarão disponíveis computador, notebook (um laptop ou notebook, como é mais conhecido no Brasil, é um computador portátil, leve, que pode ser levado a qualquer lugar) e e-book (abreviação de "eletronic book" ou "livro eletrônico" numa tradução literal), com todo o acervo da Biblioteca Municipal de Colatina, e informações sobre os pontos culturais e centros históricos da cidade. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso aos acervos históricos e fazer com que o Poder Executivo promova ações que estimulem a leitura para jovens e adultos. Vale dizer que com o advento da Internet, milhões de pessoas podem ter acesso a uma grande quantidade de informações, permitindo novas descobertas. Tudo isso contribuirá para uma melhor formação intelectual dos colatinenses.

Nenhum comentário: