quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Liturgia.26/12/2019,5ªf.: Santo Estêvão. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES

POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio

--Liturgia Diária da Palavra, 26/12/2019. QUINTA-FEIRA. Santo do dia: SANTO ESTÊVÃO . Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: vermelha. Rito: Glória, Prefácio do Natal – Ofício da Festa. 1ª Leitura: Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 6, 8-10; 7, 54-59): "Estevão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: 'Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus'". Salmo Responsorial: (Sl 31,3cd-4.6.8ab.16c.17 (R: 6a)): "R: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito."  Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10, 17-22): "'Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo'". Fonte: www.novaalianca.com.br
Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (25/12/2019)
--SANTO DO DIA 26 DE DEZEMBRO: SANTO ESTÊVÃO. (Fonte: www.a12.com ) -
A primeira pessoa que derramou seu sangue testemunhando a fé em Jesus Cristo foi santo Estevão. Este jovem, pertencente a primeira comunidade cristã, morreu apedrejado pelas lideranças judaicas.
Estevão foi eleito diácono da comunidade, ou seja, cabia a ele servir os pobres e as viúvas, recolhendo e distribuindo alimentos. Ele era um verdadeiro ministro da caridade, mas não se limitava ao trabalho social de que fora incumbido. Não perdia a chance de divulgar e pregar a Palavra de Cristo, e o fazia com tanto fervor e zelo, que chamou a atenção dos judeus.
Levado diante das autoridades judaicas, foi caluniado e acusado de subverter as leis de Moisés. Mas o jovem, inspirado pelo Espírito Santo, relembrou toda a história da salvação, mostrando que não havia blasfemado nem contra Deus nem contra a Lei.
As lideranças, porém, ficaram ainda mais iradas e o levaram aos gritos para fora da cidade, apedrejarando-o até a morte. Antes de tombar morto, Estevão repetiu as palavras de Jesus no Calvário, pedindo a Deus perdão para seus agressores. Entre os acusadores estava o futuro São Paulo.
Reflexão: Santo Estêvão foi o primeiro que, para seguir o Mestre Divino, sacrificou a própria vida. A festa de seu martírio e a do Santo Natal, à qual está unida e cujo pensamento completa, dão-nos uma lição de sacrifício. Seu martírio nos indica um meio para nos ajudarmos a viver essa lição de sacrifício; seu martírio nos permite ver os frutos preciosos dessa lição.
Oração: Deus de amor e de bondade, que possamos aprender de São Estevão a humildade e o carinho pelos pobres, fazendo de nossa vida sinal que reluz para a transformação do mundo. Por Cristo nosso Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: