quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

LITURGIA. 28/12/2019, SÁBADO.Santos Inocentes Mártires. Voz: Paulo Maciel - Colatina/ES

POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio

--Liturgia Diária da Palavra, 28/12/2019. SÁBADO. Santos Inocentes Mártires. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: vermelha. Rito: Glória, Prefácio do Natal – Ofício da Festa. 1ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São João (1 Jo 1, 5-10; 2, 1-2): "Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa.". Salmo Responsorial: (Sl 124, 2-3.4-5.7b-8 (R: 7a)): "R: Nossa alma, como um pássaro, escapou  do laço que lhe armara o caçador."  Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 2, 13-18): "Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo". Fonte: www.novaalianca.com.br
Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (25/12/2019)
--SANTO DO DIA 28 DE DEZEMBRO: SANTOS INOCENTES MÁRTIRES. (Fonte: www.a12.com ) -
A memória dos santos inocentes lembra de todos os meninos que foram cruelmente mortos pelo rei Herodes por ocasião do nascimento do menino Jesus. De acordo com a tradição todos os meninos de até dois anos foram mortos, para garantir que o filho de Maria fosse também eliminado.
Quem narrou para a História foi o Apóstolo Mateus, em seu Evangelho. Os sábios do oriente procuraram Herodes, perguntando onde poderiam encontrar o recém-nascido Rei dos judeus para saudá-lo. O rei consultou então os sacerdotes e sábios do reino, obtendo a resposta de que o Ele teria nascido em Belém de Judá, Palestina.
Herodes, fingindo apoiar os magos em sua missão, pediu-lhes que depois de encontrarem o "tal Rei dos judeus", voltassem e lhe dessem notícias. Mas os reis do Oriente, avisados em sonho pelo espírito de Deus, voltaram para casa por outro caminho.
O tirano, ao perceber que havia sido enganado, decretou a morte de todos os meninos com menos de dois anos de idade nascidos na região. O decreto foi executado à risca pelos soldados do seu exército.
Reflexão: Esses pequeninos inocentes de tenra idade, de alma pura, escreveram a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e mereceram a glória eterna segundo a promessa de Jesus. A Igreja celebra a festa dos Santos Inocentes perto da Natividade de Jesus, uma vez que tudo aconteceu após visita dos reis magos. A escolha foi proposital, pois quis que os Santinhos Inocentes alegrassem com sua presença a manjedoura do Menino Jesus.
Oração: Meu Senhor, pelos Santos Inocentes, quero Vos rogar hoje por todos aqueles que são injustiçados, sofrem ameaças, são marginalizados e incompreendidos. Olhai pelos pequeninos, abandonados e assassinados pelas estrutura de morte de nossa sociedade. Que convosco eles alcancem dignidade e paz. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: