sábado, 1 de julho de 2017

QUEM É AMIGO VERDADEIRO?

Gostei de ver alguns trechos de um programa televisivo com o tema "Amigos", neste sábado (1º-7-2017). Algumas frases de pessoas famosas foram exploradas no programa. Achei esta interessante: "Amigos sinceros são atemporais." É uma frase legal, porque o amigo pra valer é amigo a qualquer tempo, ou seja, não há tempo definido pra ser amigo. Uma outra: "Precisamos de duas coisas na vida: comida e amigos...". Esta teria sido dita pelo médico Dr. Patch Adams, e revela também uma verdade, pois não vivemos sem comer, e, em princípio, não vivemos sem amigos... Ou vivemos?...
"Um amigo me chamou para cuidar da sua dor... Guardei a minha dor no bolso e fui..." É mais ou menos assim que seria a frase da poetisa Clarisse Lispector. Será que a gente é capaz de esquecer da nossa dor para cuidar da dor do outro? Santa Teresa de Calcutá fez isso... e muito mais que isso!!! Outra informação do programa dava conta de que 150 é o número máximo de amigos que uma pessoa pode ter ao mesmo tempo na vida real, de acordo com uma pesquisa... Então, eu indago: Quem são os meus 5 mil amigos virtuais do facebook? ... Amigo verdadeiro é aquele que aceita as críticas do outro e, ao mesmo tempo, se alegra (de verdade) com o sucesso dele... Ganhar um amigo equivale a ganhar uma boa grana a mais no trabalho... Amizade é saúde física, mental, social... Enfim, foi um bom momento de provocações e reflexões sobre o tema. Até o apresentador mostrou sua carência, ao chamar o intervalo comercial, clamando aos telespectadores: "Seja meu AMIGO, não saia dai, eu volto já..." E eu acrescento que Jesus disse: "Ame ao próximo como a si mesmo". Este é, na concepção cristã, o verdadeiro amigo, ou seja, devemos querer para o outro o que queremos para nós mesmos... Na concepção mais espiritual, devemos amar a Deus sobre todas as coisas, lembrando que quem ama a Deus também ama o próximo. TEXTO: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (1º-7-2017)

Nenhum comentário: