terça-feira, 25 de julho de 2017

PARABÉNS MOTORISTAS, PARABÉNS DEVOTOS DE SÃO CRISTÓVÃO, PARABÉNS ESCRITORES PELO SEU DIA

Nesta terça-feira (25-72017), comemora-se o Dia de São Cristóvão (santo da Igreja Católica), o Dia do Motorista e o Dia do Escritor. Desejo que todos possam festejar a data com muita alegria e reflexão sobre o que isso representa em suas vidas. Abaixo tem uma pequena biografia de São Cristóvão. No Morro do Alagoano, numa escadaria, em Vitória/ES, está sendo feita uma homenagem aos escritores. TEXTO E FOTOS: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (25-7-2017) 
"Dia 25 de julho é festejado o dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores. Cristóvão significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Deus. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio.
Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. Apesar de exausto resolveu levar o menino, que a princípio era leve, mas foi se tornando cada vez mais pesado, tanto que Cristóvão precisou de um cajado para conseguir fazer a travessia. Quando chegaram, Cristóvão falou que sentia-se como se houvesse transportado todo peso do mundo. Foi aí que lhe disse o menino: "Tiveste às costas, mais do que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".
Nos anos entre 250 e 300, sofreu martírio na Síria, onde pregava, na cidade de Lícia.
No dia em que em que lhe foi dedicado, São Cristóvão é reverenciado; seus fiéis fazem grandes homenagens em procissões. Nas paróquias há aglomerações enormes de caminhoneiros e taxistas, todos querendo receber uma benção especial para suas jornadas." (Fonte: www.portoalegre.rs.gov.br)

Nenhum comentário: