terça-feira, 25 de julho de 2017

SOLDADO DA PM-ES É CAMPEÃO PANAMERICANO DE CARATÊ

24/07/2017 13:03 
Clique na imagem para amplia-la.Na tarde do último sábado (22-7-2017), o soldado Emanoel Cutis Dias, atualmente lotado no 7º Batalhão da Polícia Militar, em Cariacica, sagrou-se campeão Panamericano de Karatê Shotokan. O policial disputou o 4° Campeonato Panamericano da modalidade, promovido pela Confederação Brasileira de Karatê Shotokan. O evento aconteceu no Ginásio Tancredão, em Vitória.

Na ocasião, o atleta derrotou um adversário brasileiro e outro argentino para alcançar o título com a Seleção Brasileira de Kumitê em Equipe, uma das modalidades do esporte. Atletas do Canadá, Estados Unidos, Perú, Chile, Argentina, Itália, Japão e Brasil participaram da competição. Foram quase 300 competidores.
O soldado Cutis pratica o esporte há cerca de 20 anos. Por incentivo da família, ele começou a frequentar as aulas de karatê desde os quatro anos de idade, e aos seis já participava de competições no esporte.
O histórico no esporte do soldado Cutis é relevante na arte marcial no Espírito Santo. Integrou a seleção capixaba de karatê shotokan pela primeira vez em 2004, no campeonato brasileiro que ocorreu em Brasília. Atualmente o policial é campeão capixaba de karatê shotokan no kata individual. Em 2014, no Rio de Janeiro, alcançou o 3° lugar na disputa em equipe. Em 2015, em Goiás, novamente ficou na 3ª colocação na modalidade “luta-combate” e alcançou novamente a 4ª posição na modalidade kata individual. Outras conquistas fazem parte do rol de medalhas do policial militar, que atua na 4ª Companhia do 7º Batalhão, em Nova Rosa da Penha.
Projeto social - O soldado Cutis utiliza seu talento e habilidade não apenas nas competições oficiais de que participa. Atualmente, o policial militar é responsável pelo projeto social “Ser Solidário” cujo objetivo é auxiliar crianças e jovens residentes na região do bairro Porto de Santana a desenvolverem habilidades relacionadas às artes marciais, sobretudo em relação ao karatê. A sede do projeto social está situada no Centro de Orientação Social, em Porto de Santana, Cariacica.
As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir de 19 horas, para crianças de 05 a 14 anos e de 20h30min às 22 horas para jovens e adultos a partir de 15 anos. Conforme assinalou o soldado Cutis, as aulas são gratuitas e ministradas pelo próprio policial militar juntamente com outra professora, a sensei Brunella Cutis. Atualmente 40 alunos participam de cada turma. Mais de 200 pessoas já passaram pelo projeto.
Para os interessados, o Centro de Orientação Social, órgão vinculado à Paróquia São Francisco de Assis, está situado na Rua Principal, n° 22, Porto de Santana, em Cariacica, próximo à praça do bairro. (24-7-2017). Fonte e i
nformações à Imprensa: Diretor de Comunicação Social PMES - Coronel Eduardo Nunes - Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718 -  E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br. Assessoria PMES:  2º tenente Anthony Moraes Costa -Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857. POSTADO TAMBÉM POR repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES, nos sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (25-7-2017)

Nenhum comentário: