sábado, 14 de maio de 2016

SIGNIFICADO/ DEFINIÇÃO DE TERMOS RELIGIOSOS

Texto, pesquisa, organização e foto: Paulo R. Maciel p/o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

HOSANA (salva, rogo-te) = s.m. Hino eclesiástico que se canta no Domingo de Ramos; (fig.) louvor; saudação; aclamação. (Interj.) Salve.
...
TRANSUBSTANCIAÇÃO = s.f. Mudança duma substância em outra. (Rel.) Palavra adotada na Igreja Católica, sobretudo a partir da filosofia escolástica (ensinada nas escolas de teologia na Idade Média), para explicar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia (mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue). Transformação do pão e do vinho no corpo de Cristo. Transubstanciar = v. Mudar a substância; mudar, transformar uma substância em outra; transformar. Operar a transubstanciação de. Converter-se, transmudar-se (uma substância em outra).
...
CONSUBSTANCIAÇÃO = s.f. (Teol.) União de dois ou mais corpos na mesma substância; presença de Jesus Cristo na Eucaristia. (Fig.) Identificação. Consubstanciar = v. Unir ou ajuntar numa só substância; unir para formar uma substância; ligar, unificar, consolidar; unir-se, ligar-se intimamente; identificar-se.
...
SUBSTÂNCIA = s.f. A parte real, ou essencial, de alguma coisa; a natureza dum corpo; matéria; o que é indispensável para a nutrição. 
...
EUCARISTIA = s.f. (Rel.) Um dos sete sacramentos da Igreja Católica, no qual, segundo a crença, Jesus Cristo se acha presente, sob as aparências do pão e do vinho, com seu corpo, sangue, alma e divindade; banquete sagrado, comunhão, ceia do Senhor, memorial do Senhor. Ação de graças. Dogma católico do sacramento, que contém verdadeira, real e substancialmente, debaixo das espécies de pão e de vinho, o corpo, o sangue, alma e divindade de Jesus Cristo, e constitui a alimentação espiritual dos fiéis. As próprias espécies, depois de consagradas.
...
SACRAMENTO = s.m. (Rel.) Sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para distribuição da salvação divina àqueles que, recebendo-o, fazem uma profissão de fé. Sinal sensível e eficaz da graça instituído por Cristo para santificar a alma. Santíssimo Sacramento: A hóstia consagrada. Os sete sacramentos: batismo, confirmação (crisma), eucaristia, penitência (confissão), ordem, matrimônio e extrema unção (unção dos enfermos).
...
QUERIGMA (proclamação em alta voz, anúncio) = s.m. Núcleo central e essencial da mensagem cristã. Anúncio da mensagem cristã ao não cristão (gentio, pagão), destinado a despertar nele a fé, e a convertê-lo. Cada um dos trechos do Novo Testamento, oriundos da tradição oral, que transcrevem alguma modalidade de anúncio cristão.
(Fontes: Novíssimo Dicionário Ilustrado Urupês, de Aires da Mata Machado Filho, 23ª edição, Editora Age, 1976; Novo Dicionário Aurélio, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 1ª edição, Editora Nova Fronteira, 1975) 

Nenhum comentário: