sexta-feira, 20 de junho de 2014

HISTÓRIA DE VIDA - Com mais de 80 anos, "Seu Zezinho" continua em plena atividade em Colatina/ES


 Texto, reportagem e fotos: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

O comerciante José Alves Moreira - o "Seu Zezinho" - está em Colatina/ES desde 1959, para onde veio com sua mãe, Helena Alves de Abreu, inciando uma bonita trajetória pelo município capixaba. "Seu Zezinho" não conheceu seu pai, José Henrique, que morreu três meses antes do filho nascer. Mas isso não foi motivo de desânimo, e o trabalho diário e penoso sempre pontuou sua vida.
Em 2013, "Seu Zezinho" e Jandyra Montebeller Moreira comemoraram as bodas de ouro, ou seja, 50 anos de um casamento sólido e de muito companheirismo. No evento, o casal teve tudo a que tinha direito, como a missa especial na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, homenagens dos parentes e amigos, sessões de fotos e festança para marcar uma data tão importante como esta, que na atualidade dificilmente alguém consegue atingir.

"Seu Zezinho" está com mais de 80 anos - pois nasceu em 1933 -, mas em plena atividade em seu comércio de bar, que funciona diariamente no bairro Adélia Giuberti.  Ele é natural de Ipanema/MG. Dona Jandyra é de Colatina mesmo, onde nasceu em 1937.
Na "Princesa do Norte do Espírito Santo", o longevo comerciante teve a primeira morada no bairro Marista, onde foi lavrador. Depois foi para a Fazenda Francinha, na localidade de Córrego Dantas, onde trabalhou por três anos. E foi no bairro Luiz Iglesias (antigo "Acampamento", na região rural) que ele adquiriu o seu primeiro imóvel em terras colatinenses. Cerca de três anos depois, casou-se com Jandyra e foi morar na propriedade do sogro, no Córrego do Sossego. Aí começou a ser comerciante, com uma pequena quitanda. Passaram-se dez anos e ele mudou-se definitivamente para a zona urbana, onde conseguiu comprar um terreno para construir sua casa própria, em que permanece até hoje. No local - conhecido como Avenida Rio Doce -, tem o seu bar, que é palco de encontros de clientes e amigos, e, em momentos mais festivos, promove sessões musicais ao vivo, com destaque para o forró.
Em sua chegada a essa comunidade, na década de 1970, a linha férrea da Companhia Vale do Rio Doce (Estrada de Ferro Vitória a Minas) ainda passava pela rua, sendo retirada anos depois e deslocada para uma área mais interiorana de Colatina.  
"Seu Zezinho" é um exímio dançarino de forró, tendo frequentado durante muitos anos, entre outras casas de baile, os encontros da terceira idade do antigo Clube Recreativo Colatinense e do Iate Clube de Colatina.
"Zezinho" e Jandyra têm três filhos: Maria da Penha, José Júlio e Luzia Helena. Ele diz que sua saúde é de ferro, já a esposa reclama em alguns momentos de pequenos incômodos no corpo pois já teve que se submeter ao implante de "stents" no coração. Ainda assim, é ela a sua fiel companheira no bar, preparando os tira-gostos e outros alimentos que animam os dias festivos do estabelecimento.
A mãe do octogenário comerciante - Helena - morou na casa dele até falecer, com cerca de 70 anos. Quando ela se casou, o marido já era viúvo e tinha três filhos: Telvino, Adelino e Maria. Aí nasceram Raimundo e em seguida José Alves Moreira, o nosso entrevistado aqui.  
"Seu Zezinho" não é muito saudosista, mas destaca uma das boas lembranças dos tempos antigos: A confiança entre as pessoas. Para ele, havia mais amor e confiança no meio social. "A palavra do cidadão valia mais do que um documento assinado", garantiu o popular e simpático comerciante, mineiro de nascimento mas colatinense de coração. Obrigado, "Seu Zezinho", pela sua sincera amizade.

Nenhum comentário: