segunda-feira, 16 de junho de 2014

Assinado acordo visando licitação para contratar empresa que vai fazer projeto da Terceira Ponte em Colatina/ES

Foi assinado nesta segunda-feira (16/06/2014) na escola Estadual Conde de Linhares, a autorização para o Departamento de Estradas de Rodagem iniciar a licitação para contratação da empresa que vai elaborar o projeto da 3ª ponte para Colatina. Participaram da solenidade o prefeito de Colatina, Leonardo Deptuslki, governador do estado, Renato Casagrande, vereadores e autoridades.
A assinatura para a contratação da empresa foi autorizada pelo governo do estado após a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana realizado em Colatina e outros municípios . O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), investiu R$ 6.700.498,37 na elaboração dos planos e em projetos estruturantes, que irão abranger seis municípios: Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares e Colatina. 
O objetivo da ação é contribuir para a mobilidade de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, com tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana. Durante a elaboração do estudo em Colatina, foram realizadas oficinas, seminários e pesquisas de campo, que possibilitaram conhecer mais a fundo as demandas de cada município, por meio de diálogo com a população e com a gestão municipal. 
Também foram realizadas entrevistas que levantaram dados relativos às sinalizações das principais vias que integram o sistema viário, avaliação do transporte público coletivo, veículos não motorizados, pesquisa de origem e destino. As entrevistas foram utilizadas como instrumento na realização do planejamento municipal de transportes, por representarem uma fonte de dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população no espaço urbano.
“O município de Colatina apresentou um grande aumento de carros e motos nos últimos 13 anos. De 2000 a 2013 saímos de 10 mil, carros para 25 mil, e de 10 mil motos para 35 mil, o número de carros aumentou, porém as vias continuam as mesmas. Esses dados serviram de base para os estudos urbanísticos e projeções demográficas. Como resultado o plano identificou as áreas de expansão da cidade, apresenta diversas propostas, dentre elas a rede viária futura e a localização da 3ª ponte, que vai ficar em binário com a ponte Florentino Avidos”, destacou o subsecretário de Saneamento e Habitação Eduardo Calhau.
 A proposta visa reduzir a distância e o tempo de viagem, além de possibilitar melhor desempenho das pontes e da rede viária com menor saturação e maior velocidade do tráfego. Os projetos viários devem incluir infraestrutura cicloviária, em continuidade e conectividade com o sistema existente. Para o prefeito Leonardo Deptulski, o plano de mobilidade urbana será uma bússola para os governantes, vamos saber onde fazer as obras, com a certeza que elas serão integradas, porque foram estudadas. O município vai ganhar muito com o Plano de Mobilidade Urbana e ter diretrizes para resolver o grande gargalo que é a mobilidade.
O DER recebeu a autorização do termo e será o responsável pela contratação da empresa. O projeto será elaborado em 2015 e as obras de construção da ponte deve ser começar em 2016.
(Fonte: Saite da Prefeitura)

Nenhum comentário: