terça-feira, 10 de junho de 2014

Colatina/ES tem novo secretário de Saúde. É o médico Júlio Cazote



09/06/2014 - A Secretaria de Saúde de Colatina, a partir deste mês, tem um novo secretário, o médico sanitarista Julio Cazote (na foto, de roupa branca). No curriculum o médico traz 13 anos de experiência no serviço público do Rio de Janeiro e mais de 20 anos atuando na medicina.
Julio é de Colatina e atualmente reside em Vitória. À frente da pasta, ele pretende trabalhar em parceria com todos os funcionários que compõem a secretaria. “Vamos precisar de todos na condução e desenvolvimento do trabalho. Vamos trabalhar em rede”, afirmou
O prefeito Leonardo Deptulski apresentou o novo secretário e destacou que é preciso fortalecer a rede. “O município está passando por um momento de transformação com a chegada do Programa Mais Médicos e outras mudanças que têm acontecido. Por isso, acreditamos que estamos iniciando um novo tempo”, afirmou Deptulski.

MUNICÍPIO OFERECE 14 VACINAS DO CALENDÁRIO BÁSICO DURANTE O ANO INTEIRO

09/06/2014 -  A Secretaria de Saúde alerta para que a população mantenha o cartão de vacinação em dia para evitar doenças
No dia 09 de junho é comemorado o dia nacional da imunização, e a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras. Atualmente, a cobertura vacinal no Brasil imuniza não apenas crianças, mas também oferece vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.
Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), completou no ano passado 40 anos e se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo. Nestes 40 anos, o programa vem atuando na ampliação da prevenção, no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente são oferecidos gratuitamente 42 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 25 vacinas.
Em Colatina, além das campanhas previstas no cronograma anual de vacinação, as salas de vacina das Unidades de Saúde e a Policlínica, oferecem a população um calendário básico de vacinas de rotina, que são: BCG; Pentavalente; VIP; VOP, Rotavírus; Pneumocócica; Meningocócica; Tríplice Viral, Tetra Viral; Hepatite B; Dupla Adulto (DT); DTP; Febre amarela e Anti Rábica Humana.
As US que possuem salas de vacinação com atendimento de segunda a sexta-feira são: Policlínica, US de São Silvano, Vila Lenira, São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, Ayrton Senna, Honório Fraga, Colúmbia, Bela Vista, paul de Graça Aranha, Itapina e Baunilha.
Atualmente, o Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Hoje, 96% das vacinas oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência.
O esforço para imunizar a população está dando resultados. O Brasil alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras.
Nos últimos três anos, o Ministério da Saúde introduziu seis novas vacinas no PNI. Em 2010, a vacina pneumocócica 10 valente e meningocócica C conjugada. Em 2012, com o objetivo de ampliar o uso das vacinas combinadas, incluiu a vacina penta (difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), assim como a vacina inativada poliomielite (VIP). Além disso, ampliou a oferta da vacina hepatite B, de 29 para 49 anos de idade, e passou a oferecer a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, e é exclusiva para crianças com 15 meses de idade que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral.
Este ano, passaram a fazer parte do calendário nacional as vacinas de: HPV, hepatite A e vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) para gestantes.

Dados: Ministério da Saúde
(Fonte: Saite da Prefeitura)

Nenhum comentário: