sábado, 23 de fevereiro de 2019

LITURGIA DA PALAVRA,DOMINGO,24/02/2019. DIA DE SÃO SÉRGIO

Liturgia da Palavra, DOMINGO DA VII SEMANA DO TEMPO COMUM, 24 de fevereiro de 2019. Cor dos paramentos litúrgicos: verde. Dia de São Sérgio. Primeira Leitura: Leitura do Primeiro Livro de Samuel (1Sm 26, 2.7-9.12-13.22-23): "O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor."Salmo Responsorial (Sl 103,1-2.3-4.8.10.12-13 (R: 1a8b)): "R: Bendize, ó minh’alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo!" Segunda Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15,45-49): "Como foi o homem terrestre, tais são os terrestres; e qual é o homem celeste, tais serão os celestes. E como já trouxemos a imagem do terrestre, traremos também a imagem do celeste." Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 6, 27-381): "'Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.'. Fonte: Sitenovaalianca.com.br . TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (2302/2019)

24 DE FEVEREIRO, DIA DE São Sérgio (Fonte: Sitea12.com) 

Existem vários santos com o nome de Sérgio. Hoje celebramos aquele que foi martirizado em Cesaréia da Capadócia, no tempo do imperador Diocleciano. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.
Por ocasião das festas em honra a Júpiter, Saprício, governador da Armênia e da Capadócia, mandou reunir os cristãos no templo dedicado a Júpiter. Obrigou-os a prestar culto ao deus pagão. Movido pelo Espírito Santo para ir à Cesaréia, lá ele encontrou no centro da praça a imagem de Júpiter, considerado como o maior dos deuses entre os pagãos.
Diante da imagem os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo.
Sérgio, o venerado eremita, reprovou com veemência o culto ao ídolo, proclamando a todos que somente o Deus vivo e verdadeiro, Jesus Cristo, o Deus dos cristãos, era digno de todo louvor e adoração.
Foi, então, conduzido perante o governador que o condenou a morte. São Sérgio foi imediatamente decapitado. Os cristãos recolheram seu corpo e uma piedosa senhora sepultou-o em sua própria casa.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: