quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

LITURGIA DA PALAVRA,5a-F.,28/02/2019. DIA DE SÃO SERAPIÃO

Liturgia da Palavra,5a-F., 28 de fevereiro de 2019. VII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. DIA DE SÃO SERAPIÃO. Primeira Leitura: Leitura do livro do Eclesiástico (Eclo 5,1-10): "Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. Não te apóies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça."Salmo Responsorial (Sl 1,1-2.3.4.6 (R: Sl 39,5a)): "R: É feliz quem a Deus se confia!" Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 9,41-50): "'Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.'". Fonte: Sitenovaalianca.com.br . TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (27/02/2019)

28 DE FEVEREIRO, DIA DE SÃO SERAPIÃO - Bispo (Fonte: Sitea12.com)


Serapião foi um grande monge e bispo de Thmuis, no Egito. Temos poucas informações sobre ele, mas sabemos que estudou na escola catequética de Alexandria. Aí conheceu Santo Antão, de quem se fez discípulo e de quem herdou uma túnica de pêlo. São Serapião também foi grande amigo de Atanásio e lutou contra o arianismo.
Quando recebeu a indicação para tornar-se bispo, São Serapião mostrou-se um pouco triste em ter que abandonar a vida monástica. Para ele a vida de perfeição cristã era a vida do monge.
O santo que hoje comemoramos escreveu muitos livros e cartas pastorais. Quando Atanásio foi preso, Serapião foi até o imperador Constâncio II interceder pelo amigo, mas o grupo dos defensores da heresia ariana conseguiram derrubar Serapião e martirizá-lo em 370 no Egito.
O historiador Eusébio de Cesaréia registra seu martírio, com as seguintes palavras: "Preso Serapião em sua casa, foram-lhe infligidas cruéis torturas. Desfizeram-lhe todas as juntas dos membros e o precipitaram do andar de cima da casa, de cabeça para baixo".
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: