terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

LITURGIA DA PALAVRA,4a-F.,27/02/2019. DIA DE SÃO LEANDRO

Liturgia da Palavra,4a-F., 27 de fevereiro de 2019. VII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. DIA DE SÃO LEANDRO. Primeira Leitura: Leitura do livro do Eclesiástico (Eclo 4,12-22): "A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo serão repletos de alegria pelo Senhor."Salmo Responsorial (119,165.168.171.174.175 (R: 165a))): "R: Os que amam vossa lei têm grande paz!" Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 9,38-40): "'Quem não é contra nós é a nosso favor'". Fonte: Sitenovaalianca.com.br . TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (26/02/2019)

27 DE FEVEREIRO, DIA DE SÃO LEANDRO (Fonte: Sitea12.com)

Leandro, cujo nome significa força do Leão, nasceu em Cartagena, por volta de 540. Pertencia a uma família de santos: seus irmãos Isidoro, Fulgêncio e Florentina, o acompanham no santoral.
Leandro foi desde jovem um homem dotado de grandes qualidades. Tinha facilidade de falar em público e atraía atenção de todos pela sua simpatia. Tornou-se monge, destacando-se pela oração, estudo e meditação.
Eleito Bispo de Sevilha, criou uma escola, na qual se ensinavam não somente as ciências sagradas, mas também todas as artes conhecidas naquele tempo. Entre os alunos, encontravam-se Hermenegildo e Recaredo, filhos do rei visigodo Leovigildo. Ali começou o processo de conversão de Hermenegildo, que abandonou o arianismo.
Leandro precisou exilar-se por causa da conversão de Hermenegildo, pois o rei passou a persegui-lo. O jovem de Sevilha aproveitou para escrever livros contra o arianismo, provando que Jesus Cristo é Deus verdadeiro e que os hereges estavam equivocados. Quando melhorou a situação, Leandro voltou para Sevilha. Hermenegildo havia sido morto por ordem de seu pai.
Nos últimos anos de sua vida o rei visigodo aconselhou bem seu outro filho, Recaredo, que seria seu sucessor no trono. O novo rei, aconselhado por Leandro, convocou o Concílio III de Toledo, no qual rejeitou a heresia ariana e abraçou a fé católica.
Devemos a São Leandro não apenas a conversão do rei, mas também por ter contribuído para ressurgir a vida cristã por todos os confins da Península: fundaram-se mosteiros, estabeleceram-se paróquias pelos povoados e cidades, novos Concílios de Toledo deram sábias legislações em matérias religiosas e civis.
Diz-se que Leandro foi um verdadeiro estadista e um grande santo. Ao mesmo tempo em que desenvolvia esse trabalho como homem de Estado, nunca esquecia que, como bispo, seu ministério lhe exigia uma profunda vida religiosa e uma dedicação pastoral intensa a seu povo. Pregava sermões, escrevia tratados teológicos, dedicava longos momentos à oração e à penitência e jejum.
Quando idoso sofreu muitas enfermidades, sendo a gota a doença que mais o afligiu. Tudo, porém, suportava com paciência. Morreu em Sevilha, por volta do ano 600. 
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: