sábado, 23 de fevereiro de 2019

LITURGIA DA PALAVRA,2a-F.,25/02/2019. DIA DE SÃO CESÁRIO DE NAZIANZO

Liturgia da Palavra, 2a-F., 25 de fevereiro de 2019. VII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. DIA DE SÃO Cesário de Nazianzo. Primeira Leitura: Leitura do livro do Eclesiástico (Eclo 1,1-10): "Toda a sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com Ele. Quem pode contar a areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo?". Salmo Responsorial (Sl 93,1ab.1c.2.5 (R: 1a)): "R: Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!" Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 9,14-29): "'Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele'". Fonte: Sitenovaalianca.com.br . TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (23/02/2019)

25 DE FEVEREIRO, DIA DE SÃO Cesário de Nazianzo

(Fonte: Sitea12.com)

O santo de hoje era irmão de São Gregório. Foi médico da corte imperial, sob o reinado de Juliano, que o tentou inutilmente convertê-lo ao paganismo. Cesário foi um catecúmeno durante grande parte da sua vida e só recebeu o batismo depois de sobreviver milagrosamente de um terremoto em Nicéia. Alguns detalhes de sua vida nos são conhecidos através da oração fúnebre composta por Gregório.
O nome Cesário, de origem latina, significa grande, honrado. Nasceu em 330 e viveu grande parte da vida em Alexandria, onde estudou geometria, astronomia e medicina. O ofício de médico o levou a corte imperial de Constantinopla. Como médico imperial, Cesário foi tentado várias vezes a abandonar o cristianismo e assumir a vida pagã.
Mas depois do episódio do terremoto, onde teve sua vida salva pela graça de Deus, Cesário deixou a medicina e passou a dedicar tempo para a salvação das pessoas. Recebeu o batismo, viveu vida de penitente, mas faleceu jovem, em 369.
Em seu testamento deixou o desejo expresso de doar sua riqueza aos pobres. Em tudo serviu a Deus e soube amar Jesus Cristo mesmo em situações adversas. 
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 

Nenhum comentário: