sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS PARA COMBATER ALCOOLISMO EM VILA VELHA/ES


Semana de combate ao alcoolismo: procure ajuda!

O alcoolismo é considerado uma doença e a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferece uma rede articulada e interdisciplinar que realiza ações, tanto de prevenção quanto promoção e cuidados, para a população em relação ao uso de álcool e outras drogas.

Nas 18 unidades de saúde há equipes multiprofissionais - psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros - que recebem treinamento por meio do matriciamento em saúde mental sobre intervenção e ações de prevenção para aqueles que procuram ajuda.
 
Essas equipes também realizam as atividades de prevenção primária em escolas, nas Unidades de Saúde, centros comunitários e outros espaços públicos orientando a população em relação ao uso prejudicial de substâncias psicoativas.
 
Ao ser detectada a necessidade do acompanhamento especializado, mediante situação de sofrimento psíquico e/ou demanda voluntária por atendimento, o cidadão é encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS/AD). 

“A pessoa deve procurar ajuda quando o consumo de substâncias psicoativas prejudicam a vida cotidiana, relação familiar e convivência social. O atendimento do CAPS/AD é aberto à demanda espontâneas e o agendamento do atendimento pode ser feito pelo telefone”, considerou a assistente social da Semsa, Fernanda Flores Duarte de Moraes.
 
CAPS/AD - O CAPS/AD atende pessoas adultas (acima de 18 anos) que fazem uso abusivo e/ou prejudicial de substâncias psicoativas - incluindo álcool e outras drogas. O principal objetivo do trabalho realizado pela equipe é a reabilitação psicossocial por meio de terapias com vistas ao exercício da cidadania e ao fortalecimento dos vínculos sociais.
 
No ano de 2017, foram registrados 747 acolhimentos. Além do atendimento realizado dentro da perspectiva de CAPS, em oficinas, grupos de familiares, atendimentos individuais e consultas, a equipe promove ações de prevenção primária e secundária.
 
Serviço - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS/AD)
Local: Rua Frei Firmino Matuschek, 39, Centro - próximo ao Santuário de Vila Velha
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8 às 18 horas
Informações: 3239-9846 | 3239-9857.
(21-2-2018). Fonte: SitePMVV. De: Secretaria de Saúde. Texto: Syria Luppi/Layla Ribeiro| Foto: divulgação. MANCHETE E POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NOS SITES facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (23-2-2018)

Nenhum comentário: