quinta-feira, 13 de abril de 2017

SEMANA SANTA EM COLATINA/ES: NESTA 5ª-FEIRA TEM MISSA DO CRISMA ÀS 9H, NA CATEDRAL,

Nesta quinta-feira (13-4-2017), o tema será "AMOU-NOS ATÉ O FIM!". Às 9h, tem Missa do Crisma, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Colatina/ES. Nesta missa todos os Padres renovam seus votos de consagração a Deus, o Bispo Diocesano benze os óleos dos Catecúmenos e Enfermos, bem como consagra o óleo do Crisma. - TRÍDUO PASCAL: O Tríduo Pascal não é preparação do Domingo da Ressurreição, mas é, segundo as palavras de Santo Agostinho, o Sacratíssimo Tríduo do Crucificado, Sepultado e Ressuscitado. O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa da tarde da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição. Ainda nesta quinta-feira, às 20h, haverá Solene Celebração Eucarística com a cerimônia do lava-pés, Instituição do Sacerdócio, da Eucaristia e do Mandamento Novo, presidida por Dom Wladimir (na Catedral). No mesmo horário, haverá Solene Celebração Eucarística com a cerimônia do lava-pés, Instituição do Sacerdócio, da Eucaristia e do Mandamento Novo, presidida pelo Padre Leandro (na Comunidade Sagrada Família, bairro Maria Ismênia). Ainda às 20h, a mesma Solene Celebração será oficiada pelo Frei Gerson, na Comunidade Nossa Senhora da Penha (bairros Jardim Planalto e Moacir Brotas). OBS.: Após a celebração, em todas as Comunidades onde se conserva o Santíssimo Sacramento, haverá vigília de adoração.
Nesta Sexta-Feira Santa (14-4-2017), o tema será "PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ, QUE DOAR A VIDA PELO IRMÃO". É um dia de profundo silêncio, meditação e oração. Na Sexta-Feira Santa, a comunidade cristã celebra a paixão e morte do Senhor como passagem necessária para a ressurreição. "Ao contemplar Cristo, seu Senhor e Esposo, a Igreja comemora o seu próprio nascimento e sua missão de estender a todos os povos os salutares efeitos da Paixão de Cristo, efeitos que hoje celebra em ação de graças por dom tão inefável" (GB, n.312). CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SEXTA: Às 7h, Oração dos Salmos - Laudes (Catedral); 15h, AÇÃO LITÚRGICA: Liturgia da Palava, Beijo da Cruz e Comunhão Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. NO MESMO HORÁRIO, A AÇÃO LITÚRGICA TAMBÉM É OFICIADA NAS COMUNIDADES Nossa Senhora de Guadalupe (bairro Vista da Serra), com o Padre Leandro Siqueira, e de São Pedro (Fazenda Vitali), com Frei Gerson. Segundo a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, "A IGREJA CONCEDE UMA INDULGÊNCIA PLENÁRIA AOS QUE HOJE PARTICIPAM PIEDOSAMENTE DA VENERAÇÃO DA SANTA CRUZ E BEIJAM DEVOTAMENTE O SANTO LENHO (cf. Indulgências - orientações litúrgico-pastorais, can. 13, pág. 53). AINDA NA SEXTA-FEIRA SANTA, ás 18h30min, haverá VIA-SACRA E PROCISSÃO com o SENHOR MORTO, na Avenida Beira-Rio, realizada em conjunto com a Paróquia de Santa Clara de Assis (bairro São Vicente). Obs.: Cada um deve levar a sua vela. 
TEXTO, FOTO E PESQUISA: Repórter Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (12-4-2017)

Nenhum comentário: