sexta-feira, 14 de abril de 2017

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM COLATINA/ES

Nesta Sexta-Feira Santa (14-4-2017), o tema será "PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ, QUE DOAR A VIDA PELO IRMÃO". É um dia de profundo silêncio, meditação e oração. Na Sexta-Feira Santa, a comunidade cristã celebra a paixão e morte do Senhor como passagem necessária para a ressurreição. "Ao contemplar Cristo, seu Senhor e Esposo, a Igreja comemora o seu próprio nascimento e sua missão de estender a todos os povos os salutares efeitos da Paixão de Cristo, efeitos que hoje celebra em ação de graças por dom tão inefável" (GB, n.312). CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SEXTA: Às 7h, Oração dos Salmos - Laudes (Catedral); 15h, AÇÃO LITÚRGICA: Liturgia da Palava, Beijo da Cruz e Comunhão Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. NO MESMO HORÁRIO, A AÇÃO LITÚRGICA TAMBÉM É OFICIADA NAS COMUNIDADES Nossa Senhora de Guadalupe (bairro Vista da Serra), com o Padre Leandro Siqueira, e de São Pedro (Fazenda Vitali), com Frei Gerson. Segundo a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, "A IGREJA CONCEDE UMA INDULGÊNCIA PLENÁRIA AOS QUE HOJE PARTICIPAM PIEDOSAMENTE DA VENERAÇÃO DA SANTA CRUZ E BEIJAM DEVOTAMENTE O SANTO LENHO (cf. Indulgências - orientações litúrgico-pastorais, can. 13, pág. 53). AINDA NA SEXTA-FEIRA SANTA, ás 18h30min, haverá VIA-SACRA E PROCISSÃO com o SENHOR MORTO, na Avenida Beira-Rio, realizada em conjunto com a Paróquia de Santa Clara de Assis (bairro São Vicente). Obs.: Cada um deve levar a sua vela. 

Neste Sábado Santo (15-4-2017), o tema será "EU CONFIO EM NOSSO SENHOR, COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR!" (A passagem misteriosa da morte para a Ressurreição é o "descanso" do Senhor. A terra, grávida de Cristo, está para dar à luz o Senhor ressuscitado, como primícias da nova criação.). Às 7h - Celebração das Dores de Nossa Senhora, presidida pelo Padre Leandro Siqueira (vigário paroquial), na Catedral. Às 8h30min, Retiro dos Eleitos com unção do óleo do Batismo, com o Padre José Valdecy Romão (pároco da Catedral). A Vigília Pascal terá como tema "A Mãe de todas as Vigílias". Haverá Bênção do fogo novo, Lucernário (cada um deve levar duas velas), bênção da água. Às 20h - Solene Celebração Eucarística com bênção do fogo novo e sacramentos da Iniciação cristã de adultos, presidida por Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias (Bispo da Diocese de Colatina), na Catedral. Também às 20h, haverá Solene Celebração Eucarística com bênção do fogo novo, presidida pelo Padre Leandro Siqueira, na Comunidade Nossa Senhora da Penha (bairros Jardim Planalto e Moacir Brotas); e Solene Celebração Eucarística com bênção do fogo novo, presidida pelo Frei Gerson, na Comunidade São Francisco (bairro Operário).
O DOMINGO DE PASCOA (16-4-2017), terá como tema "O RESSUSCITADO VIVE ENTRE NÓS!". "Este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e nele exultemos". Às 4h, haverá Caminhada festiva da Ressurreição (todos devem levar duas velas). Participarão todas as Comunidades da Paróquia.. Às 5h, será oficiada a Solene Celebração Eucarística na Páscoa da Ressurreição, no Ginásio da ADEMC. ...
TEXTO, FOTO E PESQUISA: Repórter Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (12-4-2017)

Nenhum comentário: