quarta-feira, 12 de abril de 2017

Governo do ES processa empresas envolvidas no caso dos repelentes

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo publicou nesta terça-feira (11-4-2017) a instauração de Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) para apurar a responsabilidade das empresas Silvestre Labs Química & Farmacêutica LTDA, MPX - Consultoria, Comércio e Representações LTDA. – ME e Organização Social Geração de Semelhantes para a Educação e Saúde – OS GERAÇÃO por supostas práticas de ilícitos descritos pela lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção).
As organizações participaram do processo de aquisição de repelentes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Na ocasião, os produtos foram adquiridos em caráter emergencial e por dispensa de licitação, em virtude do surto de casos relacionados ao Zika Vírus, para serem distribuídos a gestantes atendidas pela rede pública estadual de saúde.
“Com esse trabalho em conjunto realizado entre a Secont; a Secretaria de Estado da Saúde e o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc) foi possível levantar elementos que comprovam a participação das empresas neste caso. Com isso, elas agora estão sendo processadas com base na Lei Anticorrupção e há grande probabilidade de condenação e reparo ao dano causado”, explicou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas.

Segundo a portaria publicada nesta terça-feira, os indícios apurados até o momento, tanto pela Secont, quanto pelo Nuroc, da Polícia Civil, apontam que a Silvestre Labs Química & Farmacêutica LTDA. – ME tinha conhecimento do valor ofertado pela MPX - Consultoria, Comércio e Representações LTDA. – ME, demonstrando quebra do sigilo de propostas.
Além disso, foi constatado que a Organização Social Geração de Semelhantes para a Educação e Saúde – OS Geração – possui sócio em comum com a MPX - Consultoria, Comércio e Representações LTDA. – ME e supostamente subsidiou despesas de agente público envolvido no processo de aquisição.
Em levantamento preliminar, o prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). A Secont tem 180 dias para apresentar a conclusão do PAR. Se condenadas ao final do processo, as empresas podem ser penalizadas com as sanções de multa, publicação extraordinária da decisão condenatória e declaração de impedimento de licitar e contratar com o Estado do Espírito Santo. Fonte e informações à Imprensa: Susana Kohler, Assessora de Comunicação | SECONT - susana.kohler@secont.es.gov.br . www.secont.es.gov.br - Twitter @secontes . Instagram secont.es . Facebook ESTransparencia - (27) 3636-5354 - 98895-1695. Foto: Fred Loureiro/SECOM. (11-4-2017). POSTADO TAMBÉM NOS SITES facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (12-4-2017)

Nenhum comentário: