quinta-feira, 9 de junho de 2016

Festa Nacional de São José de Anchieta nesta quinta, em Anchieta/ES

A missa em honra a São José de Anchieta, na cidade de Anchieta/ES,  será no Ginásio da Vila Olímpica, nesta quinta-feira (09/06/2016), às 16h. O ritual eucarístico será transmitido ao vivo pelo portal G1 e retransmitido pelo site da Prefeitura de Anchieta. Será disponibilizado no topo do site um link para assistir à missa. O show do Padre Joãozinho será no Espaço Gastronômico, ao lado do pórtico do Santuário. ProgramaçãoVárias solenidades estão programadas para este Dia Nacional de São José de Anchieta. A festa propriamente dita tem início às 14h. Entre as atrações do dia, está a transferência simbólica da capital do estado do Espírito Santo, assinatura do decreto de eternização das árvores da Praia Central, missa solene em honra a São José de Anchieta e show com o Padre Joãozinho. Na ocasião haverá a transferência simbólica da capital para Anchieta, com a presença do governador e vice-governador do Estado. A solenidade acontece no Espaço Gastronômico montado na ladeira do Santuário. Às 15h, ocorrerá a assinatura do decreto que torna imunes de corte as árvores da Praça Central, com plantio de mudas. O prefeito Marcus Assad quer a manutenção das castanheiras e demais árvores históricas do Centro de Anchieta. “Essas árvores representam a história do município e de seus moradores. O meio ambiente precisa ser preservado e nós apoiamos essa causa. Defendemos que é possível chegar à modernidade, como é o caso da revitalização da Orla Central, sem perder as origens e a tradição”, disse. Ao todo nove árvores serão preservadas a partir da assinatura deste decreto.Às 16h, haverá missa solene em honra a São José de Anchieta, presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida/SP. Após o show do Padre Joãozinho, haverá queima de fogos. Programação dos dias seguintes: Sexta-feira (10/06/2016), das 19h às 20h, missa no Santuário; às 21h, apresentação musical no Espaço Gastronômico, com Duda Felipe. Sábado, às 20h30min, apresentação musical no Espaço Gastronômico, com  Versão Pirata; das 22h à 00h,  Show na Praia Central com Macucos; à 00h,  show do Grupo Molejo. Domingo, às 15h, tarde recreativa e esportiva na Praia Central; às 19h, missa dominical no Santuário; e às 20h, apresentação musical com a cantora Melina. Fonte: www.anchieta.es.gov.brRedação/adaptação: Paulo R. Maciel p/o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

BIOGRAFIA DO PATRONO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA

PatronoJosé de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal e dois anos depois embarcou com destino ao Brasil, na comitiva de Duarte da Costa - segundo Governador Geral - para catequizar os índios. 
Em 25 de janeiro de 1554 fundou, com o Pe. Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga; aos poucos se formou um povoado ao redor do colégio, batizado por José de Anchieta, de São Paulo.
Foi mandado para São Vicente para catequizar os índios e com eles aprendeu a língua Tupi. Além de instruir os índios, Padre José de Anchieta foi professor dos noviços que entravam para a Companhia de Jesus no Brasil. Viveu em São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Em 1595 escreveu Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, a primeira gramática do Tupi - Guarani. 
Escreveu diversas poesias, cartas e autos. A poesia de José Anchieta é marcada por conceitos morais, espirituais e pedagógicos. Compôs primeiro em sua língua materna, o castelhano, e em latim e posteriormente traduziu para o português e para o tupi. Faleceu em 9 de junho de 1597 no Espirito Santo. 
Algumas Obras: De beata virgine dei matre Maria, Sermão sobre a conversão de São Paulo, Cartas jesuíticas.  Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário: