sexta-feira, 24 de junho de 2016

CESTA BÁSICA: Pesquisa de preços, ainda que informal, gera economia para o consumidor

Reportagem, pesquisa, texto e foto ilustrativa: Paulo R. Maciel p/o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM   Laranja pera a R$ 1,79 numa loja de comércio varejista e  noutra a R$ 1,49. O quilo de feijão a R$ 5,99 num estabelecimento e a R$ 4,98 noutro.  Creme dental com 180g a R$ 2,00 num ponto comercial e noutro comércio o dobro do valor. São preços diferentes com um percentual significativo de economia para o consumidor, principalmente conforme o volume da compra. Uma boa economia é possível quando se faz pesquisa de preços, em tempos de arrocho no orçamento. Só que muitos consumidores não estão dispostos a pesquisar e outros não abrem mão da sua marca preferida, então acabam gastando muito mais em suas aquisições de produtos da cesta básica. Fala-se muito atualmente que o preço do feijão está nas alturas, e, talvez até mesmo por causa disso, é necessário pesquisar. Numa pesquisa informal e rápida em seis estabelecimentos supermercadistas diferentes, no Centro de Colatina, na quinta-feira (23/06/2016), verificamos as seguintes condições de preços, por quilo, do feijão: R$ 4,98 (preto, tipo 1, marca Dalila), R$ 4,99 (carioca, tipo 1, Beira Rio), R$ 5,12 (carioca, tipo 1, Norte), R$ 5,99 (rajado, tipo 1, Nico), 5,99 (preto, tipo 1, Dalila), R$ 12,98 e R$ 15,98 em lojas distintas (carioca, tipo 1, Lívia). Como se pode ver, o preço mais baixo do quilo de feijão é R$ 4,98 e o mais alto é R$ 15,98, dependendo da marca. Observe que mesmo marcas iguais têm preços desiguais e com diferença significativa: é o caso do Lívia, que varia de R$ 12,98 a R$ 15,98 de uma loja para outra. Não é uma boa alternativa optar por ervilha ou lentilha, pois o gasto será maior, tendo em vista que o preço desses produtos varia de R$ 4,47 a cerca de R$ 9,00 a embalagem com 500g (a quantidade mais comumente comercializada). É preciso observar ainda que os valores podem variar de dia para dia (e até de hora para hora), dependendo das promoções de cada estabelecimento. O que fica comprovado, no entanto, é que se o consumidor pesquisar, em pelo menos três unidades comerciais diferentes, terá uma economia substancial em seu bolso.

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