terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Verão capixaba será de sol, calor e chuva. O período será propício para os turistas aproveitarem as praias do litoral capixaba.














(Fotos do repórter Paulo Maciel em Copacabana (Rio de Janeiro/RJ) e praias capixabas)


Inserida por Paulo Roberto Maciel
Fonte: Assessoria de Comunicação/Incaper.Texto: Lorena Fraga/Glícia Gagno

O verão 2009/2010, que começou na segunda-feira (21/12), às 15h47, será de dias ensolarados, com altas temperaturas, mas com altos índices pluviométricos. É o que informa o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). As tendências climáticas para o período de janeiro a março de 2010 é que ocorram chuvas em torno da média histórica nas regiões Norte, Noroeste e Nordeste do Estado, e acima da média nas demais regiões.
De acordo com o meteorologista do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos, as características climáticas esperadas para o verão são as típicas desse período. “Verão chuvoso não quer dizer que haverá precipitação todos os dias, mas é normal as chuvas serem mais intensas dos que as que ocorrem em outras épocas do ano. A elevação da temperatura, com aumento do calor e a presença de umidade, ocasionarão as chamadas chuvas convectivas, ou seja, fortes, de curta duração, e que ocorrem principalmente no final da tarde e início da noite”, explica Hugo Ramos.
Dias e noites
A estação do verão caracteriza-se também pelos dias mais longos. O principal sistema meteorológico de atuação é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que consiste em uma faixa de nebulosidade que se estende desde o Amazonas, passando pelo Centro-Oeste, e vai até a Região Sudeste do País. A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 500mm nas Regiões Noroeste, Serrana e Caparaó capixaba, entre 300 e 400mm nas regiões litorâneas e entre 400 e 500mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias deverão estar em torno dos 26ºC na Região Serrana e 32ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam entre 18ºC na Região Serrana e 22ºC nas demais regiões do Estado.

Nenhum comentário: