terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DE COLATINA - Imagem de Nossa Senhora da Saúde visita Câmara Municipal.Vereadores recepcionam santa



Inserida por Paulo Roberto Maciel, com adaptação, no blog reporterpaulomaciel.blogspot.com
Fonte: CMC, telefone: (0xx27) 3722-3444

No dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal de Colatina (CMC) recebeu a visita da imagem de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de Colatina. Ela ficou na recepção da sede do Poder Legislativo e posteriormente seguiu para a sede da Prefeitura. Antes, a imagem estava no Fórum. A imagem de Nossa Senhora da Saúde já visitou várias escolas do município e agora está passando pelos órgãos públicos. Os vereadores Sérgio Meneguelli (PSDB), Olmir Castiglioni (PSDB), Genivaldo José Lievore (PT), Marlúcio Pedro do Nascimento (PSB) e Erivaldo Leite Oliveira – Vento Levou (PMN) estavam presentes na recepção. Além deles, funcionários da CMC e pessoas da população colatinense fizeram a oração da santa para recebê-la e cada um pode fazer a ela um pedido.

......


Vagas para idosos e deficientes

As vagas de estacionamento para idosos e pessoas portadoras de deficiência serão definidas ainda neste mês obedecendo uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de dezembro de 2008, segundo informou a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública (Semtran). O responsável pela Secretaria, Renann Bragato, explicou que os modelos das placas de sinalização e dos cartões de identificação para idosos ou deficientes (obrigatórios para usar as vagas) serão fornecidos pela Prefeitura Municipal de Colatina (PMC) e o cadastro será feito em janeiro. “O cadastrado receberá um cartão que deverá ser deixado no painel do carro para utilizar a vaga”, ressaltou. Quem estacionar na vaga reservada em desacordo com as normas (exemplo: sem transportar idoso nem deficiente ou sem ter a identificação obrigatória no veículo) está sujeito a multa por infração leve, de R$ 53,20, além da remoção por guincho e perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Contran já regulamentou a reserva das vagas e decidiu que eles podem utilizar os espaços exclusivos, tanto na condição de motoristas quanto na de passageiros. O objetivo foi criar um padrão nacional para esses espaços de estacionamento, eliminando as divergências que eram colocadas como obstáculo para o cumprimento da lei. O artigo 41 do Estatuto do Idoso, de 2003, exige a reserva de 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados. A lei 10.098 de 2000, estabelece a reserva de 2% para portadores de deficiência.
......

160 armas recadastradas


O recadastramento de armas de fogo, que ocorreu na quinta e sexta-feira passadas, em Colatina, atingiu o movimento esperado pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública (Semtran). No balanço geral, foram recadastradas 160 armas e duas foram entregues. Para a mobilização estiveram presentes um agente da Polícia Federal e dois agentes administrativos federais. Até o dia 31 de dezembro todos os cidadãos que possuem armas de fogo deverão recadastrá-las junto à Polícia Federal. O recadastramento é um instrumento fundamental para controle de todas as armas que circulam no Brasil, tanto nas mãos de civis como de policiais, magistrados e empresas de segurança. A campanha teve como objetivo, unicamente, à regularização das armas não registradas e das registradas nos órgãos estaduais (registro antigo). O controle é essencial para que sejam identificadas as principais vias de desvio que ocorrem dentro do país, dificultando o acesso de criminosos ao seu uso. Além disso, permitirá a identificação das roubadas (caso o dono tenha feito um boletim de ocorrência sobre o roubo), dos crimes cometidos com elas e definir de onde saiu o disparo. O recadastramento é obrigatório. As armas que não foram recadastradas se tornarão ilegais e seus proprietários poderão ser punidos, de acordo com o Estatuto do Desarmamento.
......


Seminário Estadual de Educação Ambiental

Está previsto para esta terça-feira, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções de Vitória, com presença do governador Paulo Hartung e do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, entre outras autoridades, o Seminário Estadual de Educação Ambiental do Projeto Ecoar, que vai apresentar a síntese e vídeo do projeto e os resultados alcançados. Na oportunidade o educador ambiental Marcos Sorrentino, PhD em Psicologia Social, apresentará uma palestra sobre “Educação Ambiental: possibilidades de transformação da realidade local”. O evento terá apresentação cultural seguida de palestra sobre “O papel da escola na transformação da realidade das comunidades: a Educação Ambiental como ponto de partida”, com o educador popular, folclorista e antropólogo Sebastião Rocha.


Nenhum comentário: