quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Colatina sedia II Conferência Estadual de Cultura e Seminário do Sistema Nacional de Cultura. Eventos são promovidos por Minc, Secult e Prefeitura


Secretária de Estado da Cultura, Dayse Maria Oslegher Lemos


Adaptada por Paulo Roberto Maciel para o blog reporterpaulomaciel.blogspot.com
Fonte: Prefeitura de Colatina

As políticas públicas para a cultura nos âmbitos federal, estadual e municipal serão discutidas no fim de semana em Colatina em dois importantes eventos promovidos pelo Ministério da Cultura (Minc), a Secretaria de Estado (Secult) e a Prefeitura de Colatina: a II Conferência Estadual de Cultura e o Seminário do Sistema Nacional (SNC). A Conferência será na sexta-feira, reunindo artistas, produtores, conselheiros, gestores, delegados e outros protagonistas do setor, no auditório do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), para discutir o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, em cinco sub-eixos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura. A abertura oficial será às 10 horas, e contará com as participações de representantes do Ministério; da secretária de Estado da Cultura, Dayse Maria Oslegher Lemos - FOTO -; do prefeito Leonardo Deptulski, do secretário Municipal de Cultura, Laudismar (Dimas) Deptulski; de secretários municipais de Cultura de todo o estado e outras autoridades. Após a solenidade, haverá uma palestra sobre o Minc e a formação de grupos de trabalho. Após o almoço, que será às 12 horas, os grupos vão debater propostas e farão leitura e avaliação para o documento final. Haverá a eleição dos delegados capixabas para a participação na Conferência Nacional em 2010. As conferências têm como objetivos discutir a cultura brasileira nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável; promover o debate entre artistas, educadores, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; estratégias para universalizar o acesso de todos os brasileiros, à produção e à fruição dos bens e serviços culturais e também a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura. O que se pretende ainda é aprimorar e definir mecanismos de articulação e cooperação institucional entre os entes federativos, e deles com a sociedade civil; fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais; e propor estratégias para a implantação dos Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura e do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. O secretário Dimas Deptulski ressaltou a importância da participação de artistas e produtores culturais de todo o estado, pois é a grande oportunidade para que eles apresentem suas propostas e contribuam para a implantação das políticas públicas do setor.
Já o Seminário do SNC será sábado, às 8h30, e voltado para gestores municipais do setor. Haverá dois módulos, com quatro temas principais. Pela manhã o primeiro módulo será sobre o próprio SNC, com os temas “O Desenvolvimento do Sistema: Estruturação, Institucionalização e Implementação” e “Formulação e Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Cultura e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais”. À tarde, o segundo módulo vai destacar os temas “Participação Social no Sistema Nacional de Cultura” e “Acordo de Cooperação Federativa para Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura ou Programas Federativos em Cultura”. O evento faz parte de uma série de trinta seminários a serem realizados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal ainda neste ano, para apresentar a proposta de estruturação do SNC aos setores públicos e sociedade civil. As informações darão subsídios aos gestores municipais e estaduais e membros dos conselhos de cultura, para implantarem nos seus respectivos municípios e estados as bases locais para o desenvolvimento do Sistema.

Nenhum comentário: