domingo, 30 de junho de 2019

REFLEXÃO DA LITURGIA DE DOMINGO, 30-06-2019: DIA DE S.PEDRO E S.PAULO E DIA DO PAPA

O impresso "O Dia do Senhor", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em todas as igrejas de sua jurisdição. Estamos no Ano C - XXIX - Nº 1764 - 13ª Semana do Tempo Comum. Solenidade de São Pedro e São Paulo. Dia do Papa. Tema: "CHAMADOS A CAMINHAR COM PEDRO E PAULO QUE SEGUIRAM A CRISTO POR PRIMEIRO". Cor vermelha. Domingo, 30/06/2019. O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item "Partilha da Palavra", onde diz: "A liturgia de hoje nos apresenta as pedras fundamentais da nossa fé na construção do Reino: os apóstolos Pedro e Paulo. Na primeira leitura, Pedro está na prisão e um anjo do Senhor é enviado para libertá-lo. Aí está uma lição para todos os discípulos e também para nós: Deus jamais abandona quem se doa na missão pelo Evangelho. A fidelidade à vocação cristã põe-nos frequentemente em situações nada fáceis. É preciso ter coragem para anunciar e testemunhar a Boa-Nova de Jesus Cristo. Essa leitura convida a quem está sofrendo por amor a Cristo a lembrar-se de que, mesmo que todos estejam contra, do seu lado sempre estará o anjo do Senhor. Na segunda leitura, Paulo, preso em Roma, sentindo-se próximo da morte, faz um balanço de toda a sua vida e espera receber de Deus a coroa da justiça, que será também oferecida a todos aqueles que, como ele, lutam pela construção do Reino de Deus. No Evangelho, Pedro professa sua fé em Jesus como 'o Cristo, o Filho do Deus Vivo'. Professar que Jesus é o Messias significa estar convencido de que, como Ele, não existiu e não existirá mais ninguém. A fé de Pedro torna-se, então, a pedra sobre a qual Jesus edificou a sua Igreja.  Essa fé constitui o fundamento sólido da Igreja, torna-a invencível e capaz de dominar as forças contrárias. Todos aqueles que, como Pedro, professa a fé em Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, passam a fazer parte desse edifício sólido que jamais ruirá. Juntamente com as chaves do Reino, Pedro recebe o poder de ligar e desligar todas as coisas e a autoridade de transmitir os ensinamentos do Mestre e de decidir o que está de acordo ou não com o Evangelho. No Novo Testamento, esse apóstolo aparece sempre em primeiro lugar e é ele quem deve confirmar a fé dos outros. Isso indica que a Igreja tem no Papa, sucessor de Pedro, o encarregado de manter a unidade na fé em Cristo. Hoje os bispos do mundo inteiro, obedientes às orientações do Papa Francisco, conduzem a Igreja Católica presente no mundo e nos orientam a exemplo de Pedro e Paulo a sermos mensageiros e ministros da Palavra em nossas comunidades."

VEJA A NARRAÇÃO COM O REPÓRTER-RADIALISTA PAULO MACIEL NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio , no BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com e no CANAL NO YOUTUBE paulo roberto maciel .
"." (30-06-2019). Fonte: ImpressoODiadoSenhorDiocesedeColatina
SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.nossasenhoradasaude.org.br .
TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (30-06-2019)

Nenhum comentário: