sexta-feira, 28 de junho de 2019

MINISTROS BRASILEIROS DETALHAM ACORDO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA


Acordo de livre comércio entre países dos blocos foi concluído

Após 20 anos de negociações, Mercosul e União Europeia fecharam nesta sexta-feira (28/06/2019) um acordo de livre comércio. De acordo com o Ministério da Economia, o acordo deve causar impacto no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) brasileiro de US$ 87,5 bilhões em 15 anos. O anúncio oficial ocorre em Bruxelas, na Bélgica, onde ministros brasileiros e europeus estão reunidos desde ontem.
Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro, que está no Japão para a reunião de Cúpula do G20, destacou que o acordo cumpre a promessa de que o Brasil fará comércio com todo o mundo, “sem viés ideológico”. No Twitter, o presidente destacou que, juntos, Mercosul e UE representam um quarto da economia mundial e afirmou que os produtores brasileiros terão acesso a um enorme mercado.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, concedem entrevista coletiva direto de Bruxelas para falar sobre a conclusão do acordo entre os blocos econômicos. Você pode assistir à entrevista neste link ou acompanhar aqui no site da Agência Brasil.

Leia os principais trechos do anúncio:

Ultima atualização 28/06/2019 16:40
28/06/2019 16:40
A coletiva com os ministros e secretários está encerrada. Para saber mais sobre o acordo fechado nesta sexta-feira (28), acesse a Agência Brasil: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-06/mercosul-e-uniao-europeia-fecham-acordo-de-livre-comercio
28/06/2019 16:39
A ministra Tereza Cristina que, em alguns casos, o Brasil ganhou em volume de negócios, e outros, em tarifas: "houveram ganhos dos dois lados. Não existe acordo em que um só ganha. O interesse não era só do Brasil, mas do Mercosul como um todo, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai".
28/06/2019 16:37
A ministra Tereza Cristina diz que acabou de receber um telefonema do presidente Bolsonaro, que fez questão de cumprimentar a equipe que participou do fechamento do acordo em Bruxelas. Ela também lembrou o ministro Paulo Guedes, que permaneceu em Brasília, e parabenizou o presidente Bolsonaro pelo trabalho que está sendo feito na Cúpula do G-20, em Osaka, no Japão.
28/06/2019 16:36
Sobre as críticas de países europeus sobre a política ambiental brasileira, Araújo pontua que o presidente Bolsonaro teve a oportunidade de explicar o que o Brasil tem feito, no âmbito do desenvolvimento sustentável, a outros líderes mundiais: "o fato de nós termos conseguido fechar essa negociação com a Comissão Europeia, que engloba países como Alemanha e França, deixa claro que não há problema nenhum neste sentido, e que não prejudicou o fechamento do acordo".

Saiba mais

Edição: Nathalia Mendes.Publicado em 28/06/2019 - 16:02 .Por Da Agência Brasil Brasília
.(28-06-2019).Fonte:Agência Brasil. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SEUS ENDEREÇOS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (28/06/2019)

Nenhum comentário: