domingo, 30 de junho de 2019

Liturgia,2-07-2019,3ª-f.,13ª Semana do Tempo Comum. SÃO BERNARDINO REALINO


Liturgia Diária da Palavra,2-07-2019,3ª-f.,13ª Semana do Tempo Comum. Dia de SÃO BERNARDINO REALINO. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Gênesis (19,15-29): “O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.”. Salmo Responsorial (Sl 25,2-3. 9-10. 11-12 (R.3a)): "R. Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 8,23-27): "Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.". Fonte: www.liturgiadiaria.cnbb.org.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (30/06/2019)   

SANTO DO DIA 2 DE JULHO: SÃO BERNARDINO REALINO- (Fonte: www.a12.com ):


Bernardino nasceu no dia 01 de dezembro de 1530, numa rica e nobre família da ilha de Capri, em Nápoles. O jovem Bernardino aprofundou-se nas ciências humanísticas, formando-se em filosofia, medicina, direito civil e eclesiástico.
Com vinte e cinco anos de idade, enveredou por uma carreira administrativa sob a proteção do governador de Milão, um cardeal amigo de seu pai. Bernardino foi prefeito, advogado, fiscal, auditor e tenente de Nápoles.
Em 1564, gravemente doente, Bernardino faz uma profunda experiência de Deus e abandona tudo para ingressar na vida religiosa. Aos trinta e cinco anos de idade ele foi ordenado padre jesuíta. Além de continuar o trabalho social em favor dos pobres, tornou-se um evangelizador e confessor.
Em 1574 foi enviado a Lecce para fundar um colégio jesuíta, onde exerceu o apostolado durante quarenta e dois anos. A sua atuação na comunidade foi tão vital para todos, que quando estava no seu leito de morte ele se viu cercado pelo Conselho Municipal, pedindo sua proteção eterna para a cidade.
Ele morreu aos oitenta e seis anos de idade, no dia 02 de julho de 1616, em Lecce. São Bernardino é o padroeiro das cidades de Lecce e Capri.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR 

Reflexão: Saber administrar as coisas sagradas é também um dom especial concedido por Deus aos cristãos. Nossa religião, cuja raiz é o mistério da morte e ressurreição de Jesus, também é formada pela dimensão humana e histórica. Por isso, saber administrar os recursos humanos e materiais com o coração honesto e justo, é uma tarefa profundamente evangélica. Rezemos hoje por todos os administradores cristãos, para que sejam honestos e tenham Cristo como modelo de administrador fiel das coisas do Pai.
Oração: Senhor meu Deus, pelos méritos de São Bernardino, eu vos peço hoje pelos educadores, administradores e pessoas constituídas de poder. Rogo-vos, de maneira particular, pelas famílias, onde os pais são os primeiros educadores e formadores das crianças e jovens. Derramai, Senhor, Vossas Bênçãos em minha família e concedei-me a graça de que mais necessito. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário: