sexta-feira, 28 de junho de 2019

PC-ES REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NAS IMEDIAÇÕES DE ESCOLAS


A Polícia Civil (PC), por meio do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) e das demais unidades especializadas no combate ao tráfico de drogas no Estado,  realizou a operação “Anjos da Lei”. A ação foi realizada próximo de 48 escolas em vários municípios, com o objetivo de combater o tráfico de drogas nas redondezas. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (28/06/2019), durante coletiva de imprensa, realizada no auditório da Chefatura da PC.
A operação foi realizada nessa quarta (26/06/2019) e quinta-feira (27/06/2019) na Região Metropolitana, além de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Ao todo, foram efetuadas 32 prisões.  “Além do caráter repressivo, essa operação também tem como objetivo educar, conscientizar e proteger as nossas crianças e nossos adolescentes desse tipo de crime”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.
Do total de prisões, 18 delas aconteceram nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória, onde foram apreendidos 13 quilos de maconha, 3772 comprimidos de ecstasy, 57 buchas de maconha, 15 comprimidos de LSD, 40 gramas de MD, conhecida como cristal, quatro frascos como MD líquido, cinco papelotes de cocaína, 22 munições calibre 380, dez munições de calibre 38, 110 gramas de haxixe, um revolver calibre 38 e uma metralhadora artesanal.
O titular da 1ª Delegacia Especializada de Narcóticos, delegado Alberto Roque Peres, explicou como foi o trabalho dos policiais durante os dois dias de operação. “Normalmente, o traficante que fica na porta da escola não fica com muita quantidade de droga. Durante a ação, nós conseguimos identificar alguns desses traficantes  e depois identificamos alguns dos  seus fornecedores. A partir da prisão do pequeno traficante, nós seguimos até o fornecedor com a grande quantidade, por isso tivemos essa apreensão grande de ecstasy e de maconha”, detalhou.
Já no município de Guarapari, os policiais identificaram oito pontos de vendas, cumpriram oito mandados de prisão e apreenderam 135 buchas de maconha e 240 gramas da mesma droga em estado bruto, 105 pinos de cocaína e 240 gramas da mesma droga, 160 gramas de haxixe e uma ampola de anabolizante.
O titular da Delegacia Especializada de Narcóticos de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio, destacou a prisão de E. B. O., de 18 anos, e do marido dela A.R.S.J., de 22 anos, presos próximo de uma escola no bairro Santa Margarida. “Ela possuía mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas internacional, pois trazia droga da Bolívia para Roraima. Ela fugiu para a cidade de Guarapari onde também tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela justiça local também pelo mesmo motivo. Além disso, ela foi presa em flagrante porque na casa dela foram apreendidos 10 pinos de cocaína e 10 buchas de maconha prontas para venda. Além disso, próximo do local havia outros 53 pinos e 115 buchas de maconha, além de embalagens e balança, o que comprovam o tráfico de drogas”, contou.
Alberto Roque Peres ressaltou a importância da contribuição da população em denunciar o tráfico de drogas próximo das escolas. “É um tipo de tráfico que as pessoas vêem, por isso, pedimos à população que, ao perceberem isso, denunciem pelo Disque- Denúncia 181 ou pelo site”, destacou.

Outros municípios
Em Cachoeiro de Itapemirim os policiais apreenderam 1100 gramas de cocaína, 17 buchas de maconha e efetuaram duas prisões.   Em Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina foram apreendidas porções de drogas e realizada a prisão de dois suspeitos.
Já em Linhares, as equipes da Denarc, em conjunto com a da Delegacia de Proteção à Pessoa (DHPP) também participaram da operação e efetuaram a prisão de três pessoas. J.B.S. possuía um mandado de prisão preventiva, pois é apontado com o autor de uma tentativa de homicídio ocorrida  em janeiro, no bairro Rio Quartel. “Ele ainda possuía mandado de prisão por violência doméstica e, no final do mês de maio, fugiu de uma abordagem da Polícia Militar tentando atropelar os policiais,  ocasião em que manipulou uma testemunha (proprietária do carro), inclusive contratando advogado, para ludibriar a investigação”, informou o responsável pela prisão, delegado Leandro Sperandio.
Além dele, os policiais também cumpriram o mandado de prisão preventiva de P. N. S.  apontado como autor de um homicídio ocorrido em maio, na região de Guaxe, no município. “Durante as investigações, a arma usada no crime, uma espingarda calibre 12, foi apreendida”, informou o delegado.  E , por fim, os policiais cumpriram o mandado de prisão temporária de B.A., autor de um homicídio, ocorrido neste mês, no bairro Nova Esperança. “Todas essas prisões são relevantes para nós, pois são suspeitos que estavam aterrorizando os moradores das regiões onde moravam”, finalizou Sperandio.
Anjos da Lei
A Operação Anjos da Lei foi criada para combater o tráfico de drogas na proximidade de escolas de todas as unidades federativas e fortalecer a integração entre as polícias civis do país. A ação foi idealizada pelo CONCPC (Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil), como forma de promover o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), coordenado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Texto: Fernanda Pontes
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Camila Ferreira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
.(28-06-2019).Fonte: PC-ES. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SEUS ENDEREÇOS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (28/06/2019)

Nenhum comentário: