sábado, 10 de outubro de 2015

POLÍTICA: Ministério Público e Gaeco realizam Operação “Casa Limpa” em Colatina/ES

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal e no comércio. Popularmente, o caso investigado pelo MPES é conhecido como “rachid”, ou seja quando o servidor comissionado contratado é obrigado a dar uma parcela do salário ou tíquete-alimentação para o vereador
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta sexta-feira (09/10/2015) a continuação da Operação “CASA LIMPA” no município de Colatina. Foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensões na Câmara de Vereadores e no comércio local. Foram apreendidos cartões magnéticos, grande volume de cheques de terceiros na Câmara de Vereadores e computadores. O nome da Operação é uma referência ao fato de as câmaras municipais serem também denominadas de “Casas de Leis”.
Durante as investigações, foi constatado o suposto envolvimento de diversos estabelecimentos no caso. A suspeita é de que o comércio retia cartões de alimentação dos servidores da Câmara Municipal a pedido de vereadores. O esquema consistia na cobrança de uma parcela do salário de servidores contratados pelo Legislativo municipal para ocupar cargos comissionados. O repasse de valores se dava com a entrega de parte do salário do servidor ou pela entrega do cartão do tíquete-alimentação.
A operação segue, agora, para etapa de análise do material apreendido. A partir daí, serão determinados os próximos passos da investigação e poderá ser apontado o valor movimentando pelo esquema.
Nota 1
Conforme explicação da primeira Nota à Imprensa publicada pelo MPES, a operação foi para apurar a prática, em tese, de crime de concussão, entre outros. Concussão (artigo 316 do Código Penal) é o crime praticado por funcionário público contra a administração pública, ao exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. A pena é de reclusão, de dois a oito anos, e multa. Os mandados de buscas e apreensões foram deferidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal de Colatina. As investigações foram conduzidas por três promotores de Justiça, com o apoio na operação de sete policiais militares e outros servidores. Após o cumprimento dos mandados, os membros do MPES passarão a analisar os documentos e dados apreendidos e tomarão declarações de testemunhas. O promotor de Justiça Paulo Panaro (foto) concedeu entrevista à Imprensa colatinense para dar detalhes sobre a operação.
Fonte: https://www.mpes.mp.br

Manchete, lead e foto do promotor Paulo Panaro, reproduzida da TV: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário: