quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Começa em Vitória /ES o cadastramento biométrico para as eleições de 2016

Fonte: http://www.tre-es.jus.br
TRE-MT Biometria

Biometria em Vitória - acesse o agendamento

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) começou no dia 13/10/2016 a fazer ocadastramento biométrico dos eleitores do município de Vitória. A coleta de assinatura, digitais e foto será obrigatória para todos os eleitores da capital do Estado que terão até a data de 27/03/2016 para realizar o procedimento na Justiça Eleitoral.
Para maior comodidade do eleitor, o atendimento somente será feito por agendamento; ao acessar o site do TRE-ES em link específico, o eleitor escolherá a data, horário e identificará o cartório mais próximo para atendimento. 257 mil eleitores deverão passar pelo procedimento, que ocorrerá nos cartórios da 1ª Zona Eleitoral (Fórum Muniz Freire, Centro), 52ª Zona Eleitoral (Centro Empresarial Praia – Praia do Suá) e 56ª Zona Eleitoral (Rodovia Norte-Sul). O horário é das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência. O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Não são aceitos a CNH como documento de identificação para fins de alistamento e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.
O eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado. Além do cancelamento do CPF, quem não fizer o cadastro está impedido de obter passaporte, de participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino .
O novo sistema gerará mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação. Vale também para eleitores que pretendem se candidatar nas próximas eleições sob pena de não poderem concorrer ao pleito caso não providenciem o cadastramento.
Os cartórios encontram-se equipados com notebooks, scanner, camera digital e pad de assinatura digital para coleta dos dados dos eleitores.
Sobre a Biometria
Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no estado vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.
Dezenove cidades capixabas já utilizam o sistema de votação biométrica. São elas: Ibitirama, Alegre, Apiacá, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Ibiraçu, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Mucurici, Muniz Freire, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Santa Teresa, Castelo, Viana e Dores do Rio Preto .
Até março de 2016, os eleitores de mais treze cidades, além de Vitória, terão os dados cadastrados biometricamente. São elas: Divino de São Lourenço, João Neiva, São Roque do Canaã, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mimoso do Sul, Marilândia, São Domingos do Norte, Aguia Branca, Vila Valério e Ponto Belo.
Cerca de 220 mil capixabas votaram pelo sistema biométrico nas eleições gerais de 2014.
Serviço
Implantação da biometria para eleitores de VitóriaQuando: 13/10/2015 a 27/03/2016Locais: 1ª Zona Eleitoral (Fórum Muniz Freire, Centro)              52ª Zona Eleitoral (Centro Empresarial Praia – Praia do Suá)              56ª Zona Eleitoral (Rodovia Norte-Sul).Horário: 11h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário: