sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Greve dos bancários: Procon-ES orienta sobre o pagamento das contas


  • Diante da greve dos bancários, iniciada na terça-feira (06/10/2015), os consumidores devem procurar um meio alternativo para quitar as dívidas, evitando-se assim, a cobrança de juros e multas. Isso porque, a paralisação não possibilita o pagamento de suas contas com atraso, sem a cobrança de encargos.  Para não ser cobrado por eventuais encargos e evitar a inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, o consumidor poderá utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida, como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.
  • A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, informa que o consumidor deve esgotar as alternativas para conseguir pagar as contas em dia. “Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo”, alerta. A diretora explica ainda que quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.
  • Algumas opções para pagamento:
  • Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;
  • Bankfones e internet banking: por esses canais é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;
  • Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC): deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;
  • Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.
  • Fonte e informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual / Amanda Ribeiro /Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490 / imprensa@procon.es.gov.br / Atendimento ao Consumidor: 151 / www.facebook.com/procones /  http://www.procon.es.gov.brGrevedosBancos.jpg

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