sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Incaper incentiva a melhoria da qualidade dos cafés da região Noroeste do Estado. Encontro no Ifes de Santa Teresa tem a participação de Colatina



Inserida por Paulo Roberto Maciel no blog reporterpaulomaciel.blogspot.com

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), orgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e as prefeituras de São Roque do Canaã, Santa Teresa e Colatina, realiza, nesta sexta-feira (06), o 3º Encontro de Produtores de Café de São Roque do Canaã, que acontece no Ifes – Campus de Santa Teresa, antiga Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, com início às oito horas. O evento tem por objetivo reunir os produtores de café da região, com o intuito de orientá-los sobre técnicas para melhorar a qualidade do produto. Durante o encontro acontece a terceira edição do Concurso de Qualidade de Café da região. A idéia é gratificar os cafeicultores do município que produzem com alta qualidade. Como incentivo, os três melhores produtores serão premiados. Para selecionar os vencedores, a Cooperativa dos Produtores de Café das Montanhas do Espírito Santo (Pronova) vai realizar a degustação do café, o que definirá os de melhor qualidade. No evento, os produtores vão assistir de palestras sobre a qualidade do café e o uso adequado da irrigação nas plantações. Para iniciar o evento, o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo - FOTO -, vai abordar o tema “Qualidade do Café”. Em seguida, o engenheiro civil e gerente de cobranças da Agência Nacional de Águas (ANA), de Brasília, Patrick Thomas, trata da cobrança pelo uso de água. Por último, a equipe do Incaper de São Roque do Canaã divulgará e premiará os vencedores do 3º Concurso. Como prêmio do concurso, a prefeitura de São Roque do Canaã vai contemplar os produtores de cada categoria. O primeiro colocado recebe 35 horas de retro escavadeira em sua propriedade, já o segundo lugar será gratificado por 25 horas de retro escavadeira, e, o terceiro, 15 horas de uso da máquina. São esperados para participar do encontro 150 produtores da região. Mais informações pelo telefone (0xx27) 3759 1544.

Caixas Secas: produção de água e conservação do solo
A cada um quilômetro de estrada rural com a presença de caixas secas, é possível armazenar cinco milhões de litros de água por ano. Esse é o principal resultado da utilização da tecnologia de caixas secas, um dos assuntos que serão discutidos no Encontro de Cafeicultores. Segundo o extensionista do Incaper, Aliamar Comério, que desenvolveu a tecnologia, durante o evento será enfocada a importância de construir as caixas secas nas propriedade de plantação do café. “As caixas secas são reservatórios construídos ao longo das extremidade das estradas para captar a água da chuva e enriquecer as nascentes”, destaca Aliamar. Aliamar explica que foi criada uma Unidade Demonstrativa na Microbacia do Rio Santa Maria do Rio Doce, onde foi realizado o reflorestamento no entorno das nascentes, assegurando água de boa qualidade, e a construção de 530 caixas secas em 10 quilômetros de estradas, garantindo a conservação das vias. A tecnologia consiste na construção de pequenos reservatórios tecnicamente dimensionados na margem das estradas para captação das águas de chuva. Isso impede que a água escorra e arraste partículas sólidas que provocam o assoreamento dos mananciais. Dessa forma, a água retida nas caixas secas infiltra-se no lençol freático, contribuindo para o aumento da vazão das nascentes.


Nenhum comentário: