quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Filogônio Barbosa de Aguilar continua produzindo seus quadros, para alegria dos amantes das artes plásticas. Pintor é orgulho para Colatina/ES



(Reprodução da foto de Filogôno Barbosa de Aguilar, extraída do livro "História Viva de Colatina", de Paulo Maciel, lançado em 2004)

Texto de Paulo Roberto Maciel para o blog reporterpaulomaciel.blogspot.com

Nos últimos dias encontrei o meu amigo Filogônio Barbosa de Aguilar – nosso estimado artista plástico maior e escritor – no Gatás Lanches, situado na rua Cassiano Castelo, no Centro de Colatina/ES. Foi uma rápida conversa, quando me convidou para visitá-lo novamente em seu ateliê, onde está sempre produzindo belos quadros em telas. Meses atrás fiz uma visita dominical de surpresa ao seu domicílio, na rua Alexandre Calmon, também no Centro, e conversamos bastante. Curtindo sua aposentadoria de professor da antiga Escola Agrotécnica Federal de Colatina (hoje Ifes, campus de Itapina), Filogônio (que muitos mais íntimos chamam de Filó) continua a pintar seus quadros e murais, por inspiração própria ou por encomenda. Parabéns, Filogônio pelo conjunto de sua obra, que muito dignifica a cultura da Princesa do Norte do Espírito Santo. “Ligue antes de me visitar, Maciel. Mesmo se eu estiver pintando será um prazer interromper a pintura e recebê-lo para um bom bate-papo e uma cerveja”, disse o artista, a quem agradeço pela estima e consideração. Vale resaltar que Filogônio já recebeu diversas homenagens em sua vida de muito trabalho. Uma delas é um busto esculpido numa alameda da Praça Sol Poente, no bairro Esplanada, junto a outros expoentes da cultura brasileira.

Nenhum comentário: