quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Liturgia,29/08/2019,5ª-f. 21ªSemana do Tempo Comum.Martírio de S.João Batista

Liturgia Diária da Palavra,29/08/2019,5ª-feira, XXI Semana do Tempo Comum. MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA . DIA DE SANTA JOANA MARIA DA CRUZ. Mês Vocacional. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Vermelha. (Prefácio Próprio, Ofício da Memória). 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias: (Jr 1,17-19):“... Põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer...”. Salmo Responsorial (Sl 71, 1-2.3-4a.5-6ab.17 (R: 15a)): “R: Minha boca anunciará vossa justiça!”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 6,17-29): "... O rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe...". Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (28/08/2019) SANTO DO DIA 29 DE AGOSTO: SANTA JOANA MARIA DA CRUZ.  (Fonte: www.a12.com)  -


Joana nasceu na França, em 25 de outubro de 1792. Seu pai era um pescador e morreu no mar quando ela tinha quatro anos. Logo conheceu a pobreza e começou a trabalhar como empregada num castelo. Com seu trabalho sustentava a família, mas encontrava também tempo para cuidar dos idosos abandonados e pobres, reservando para eles uma parte de seus rendimentos.
Aos vinte e cinco anos deixou sua cidade para ser enfermeira no hospital Santo Estevão. Nesse meio tempo ingressou na Ordem terceira, fundada por São João Eudes. Sua vocação de auxílio aos idosos a conduziu até a casa da senhora Lecogue, onde morou por doze anos, convertendo-se em uma amiga, mais do que uma enfermeira. Com a morte de senhora, Joana herdou suas poucas economias e mobília.
Com estes poucos recursos alugou um apartamento onde passou a acolher idosos doentes e abandonados. Outras companheiras de Joana se uniram a ela na missão e surgiu o primeiro grupo formando uma Associação para os pobres.
Em 1841, deixam o apartamento e alugam para uma pequena casa que lhes permite acolher doze idosos doentes e abandonados. Sozinha Joana inicia sua campanha junto à população para recolher auxílios, tarefa que cumprirá até a morte. Mas logo sensibiliza uma rica comerciante e com essa ajuda consegue comprar um antigo convento.
Este convento se tornou a casa mãe da nascente Congregação das Irmãzinhas dos Pobres, na qual Joana imprimiu seu próprio carisma: "a doação como apostolado de caridade para com quem sofre por causa da idade, da pobreza, da solidão e outras dificuldades".
Joana morreu na França, em 29 de agosto de 1879, mas pode ver sua obra de caridade espalhar-se rapidamente por toda a Europa.
Reflexão: O carisma de santa Joana ainda continua atual. Numa sociedade que trata seus idosos como inúteis e incapazes, somos convidados, pela nossa opção de fé, a reconhecer o valor das pessoas que estão na terceira idade e zelar para que elas encontrem formas dignas de vida em comunidade. Oração: Senhor, Pai de bondade, dai-nos a graça de seguir o zelo de santa Joana pelos idosos e respeitar as pessoas da terceira idade com verdadeiro amor e caridade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: