sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Denarc prende suspeito de tráfico de drogas que se passava por universitário


Uma operação do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) resultou na prisão de um homem que se passava por estudante de direito para traficar drogas. P.H.M.G., de 25 anos, foi preso depois que uma denúncia anônima chegou ao Departamento.
“A denúncia informava que haveria uma entrega de comprimidos de ecstasy em um supermercado no município de Vila Velha. Diante desta informação, os policiais civis se deslocaram até o local e abordaram um adolescente de 17 anos. Ele portava 200 comprimidos e informou aos policiais civis que estava ali a mando de outra pessoa”, explicou o titular da Denarc, delegado Diego Bermond.
A partir da nova informação, a equipe do Denarc foi até o bairro Parque das Gaivotas, também em Vila Velha, onde localizou o homem citado pelo adolescente. Com P.H.M.G., foram encontradas quatro gramas de maconha e mais 50 comprimidos, totalizando 250 unidades do entorpecente sintético., A operação foi deflagrada na terça-feira (27/08/2019).
O detido já teve uma condenação pelo crime de tráfico de drogas pela justiça paulista. Ele afirmou, em depoimento, que veio de Mato Grosso do Sul para cursar direito e confirmou que realizava a venda dos entorpecentes. No entanto, a equipe do Denarc constatou que o suspeito não é matriculado na instituição de ensino que ele citou.
"Nós acreditamos que ele se valia desse status de universitário para realizar a venda do entorpecente. Agora estamos investigando de onde vem essa droga e quem enviou os comprimidos para o nosso Estado", completou Bermond.
O suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores. P.H.M.G. foi encaminhado ao Centro de triagem de Viana (CTV). O adolescente foi autuado por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico e reintegrado à família.
Droga desconhecida
Ainda em depoimento, o conduzido afirmou que comercializava os comprimidos convencendo os compradores de que se tratava de ecstasy. No entanto, a Perícia da Polícia Civil (PC) já constatou que se trata de outro material.
"O laboratório de química já começou as análises e o que concluímos até agora é que este entorpecente não possui o princípio ativo MDMA, que geralmente é encontrado no comprimido de ecstasy. A equipe continua trabalhando para identificar qual é, exatamente, o princípio ativo", explicou a perita oficial criminal CalineDestefani.
A análise indicou, até o momento, que se trata de uma droga estimulante e alucinógena, que pode provocar desde irritabilidade e agitação até convulsões e taquicardia, que podem levar o usuário à morte. Os testes para identificar a composição química são realizados em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Se for constatada uma nova substância em circulação no Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será notificada.
"Isso nos preocupa em razão de não sabermos ainda quais são as consequências dessa droga. Esses novos princípios ativos não são desenvolvidos da noite para o dia. Isso vem de fora, possivelmente da Europa, e o que estamos fazendo, por meio do Denarc, é prender os responsáveis e identificar as rotas para evitar que essas drogas entrem no estado", afirmou o Delegado Geral, José Darcy Arruda.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna
(27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa
Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
Olga Samara
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com
.(30/08/2019). Fonte: www.pc.es.gov.br . POSTADO POR: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, em seus endereços na web: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (30/08/2019)

Nenhum comentário: